Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Marina Person: "Se priorizar dormir, comer e se exercitar, você fica bem"

De VivaBem, em São Paulo

03/12/2020 13h37

No segundo painel do fórum Ageless Talks, cujo tema foi "O fim do age-shaming: crescente onda de mulheres está abraçando a idade e a beleza da maturidade", que aconteceu hoje, Marina Person, cineasta e apresentadora, falou sobre a sua rotina prioritária para estar bem aos 51 anos: dormir bem, comer e se exercitar.

"Procuro me manter ativa fazendo exercício físico, que não só me ajuda a ter força muscular, mas cansa o meu corpo a ponto de eu dormir bem. Dormir bem é uma das coisas mais importantes, bem como ter uma boa alimentação. Se você priorizar esses três pilares, você vai ficar bem", explicou.

Ela também disse que se, por um lado, com o envelhecimento há decadência física, que é inerente ao ser humano, por outro, a cabeça melhora muito. Ela conta que ficou uma pessoa menos ansiosa, mais consciente, e com controle das emoções e paranoias.

A atriz Olivia Araujo, 48, que também esteve no painel, falou da ideia da sociedade de que parece que tudo que envelhece é uma coisa para ser descartada e da necessidade de se educar no sentido de rever nossos preconceitos. Segundo ela, a frustração envelhece e se as pessoas carregarem isso vão viver com essa frustração ao longo da vida. Além disso, a atriz comentou que, além dos procedimentos de beleza no mercado, "uma boa terapia ajuda muito".

Beleza independe da idade

A atriz também citou beleza nas diferentes faixas etárias, e disse como acha lindo os grisalhos da atriz Fernanda Montenegro. Sobre os cuidados diários, ela contou que ainda não fez nenhum procedimento e que só hidrata a pele: "Não tenho uma bolsa gigante de creme que me acompanha a todo lugar que eu vou".

Mariana Muniz, dermatologista, também participante do painel, diz que há no Brasil a percepção de que a beleza está ligada a juventude. Ela diz que é preciso gerenciar o envelhecimento e se diz a favor de intervenções desde que isso agregue um valor à pessoa e que traga benefícios a longo prazo.

A médica explica que não dá para corrigir todas as imperfeições e que há coisas que podem ser tratadas e outras que vão continuar naturais. "Um tratamento bem feito é aquele que você não percebe". A médica acha que, depois dos 45 as pessoas tinham de estar plenas, menos ansiosas com essas questões, deveriam saber lidar melhor, mas não sabem.

Ao dar dicas de como lidar com as marcas do envelhecimento, a dermatologista afirma que trazer leveza para a relação com a idade ajuda. Já Person se diz uma pessoa mais sábia hoje e que é preciso fazer um trabalho interno de buscar a beleza, alegria e felicidade com a idade que a pessoa tem.

E, para finalizar, Araújo encorajou a se olhar no espelho e se perguntar: "Eu tô bem? Se a cobrança for de fora, não importa".

Ageless Talks

Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks foi um encontro da geração que passou dos 45 anos para falar de corpo, mente, vitalidade, sexualidade. Confira os destaques da programação do evento:

Abertura com a atriz Claudia Raia: "Hoje sou dona do meu desejo e da minha libido"

Painel 1: Idade cronológica x idade biológica: como o estilo de vida define o nosso corpo
Participantes: Dra. Vânia Assaly, endocrinologista e nutróloga; Zé Roberto, ex-atleta profissional e palestrante; Paulo Zulu, empresário e modelo
Mediação: Silvia Ruiz, autora da coluna Ageless no VivaBem

Painel 2: O fim do age-shaming: crescente onda de mulheres está abraçando a idade e a beleza da maturidade
Participantes: Marina Person, cineasta e apresentadora; Mariana Muniz, médica dermatologista; Olivia Araujo, atriz
Mediação: Camila Faus, diretora de cena, uma das criadoras do SHEt_alks, carinhosamente apelidado de SHEt

Painel 3: Sexualidade e libido - como manter uma vida amorosa ativa e plena pós-45
Participantes: Jairo Bouer, psiquiatra; Totia Meireles, atriz; Patrícia Parenza, jornalista e empreendedora
Mediação: Conceição Lourenço, jornalista

Painel 4: Viver no seu Tempo - envelhecer se mantendo atual é segredo de longevidade
Participantes: Zeca Camargo, jornalista; Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S.Paulo; Luiza Brunet, empresária e ativista pelos direitos da mulher; Edvana Carvalho, atriz e arte-educadora
Mediação: Tati Schibuola, gerente Geral de Marcas Editoriais do UOL

Painel 5: Menopausa ainda é tabu, mas é possível viver essa fase com plenitude
Participantes: Solange Frazão, apresentadora e influenciadora fitness; Janeth Arcain, atleta de basquetebol; Flávia Fairbanks, ginecologista especialista em menopausa
Mediação: Lúcia Helena, colunista do VivaBem

Encerramento, com a antropóloga Mirian Goldenberg