Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Ageless Talks: libido na maturidade é fruto de autoconhecimento e diálogo

Lia Rizzo

Colaboração para VivaBem

28/06/2022 04h00

Há algumas semanas, causou furor nos Estados Unidos a estreia de "Boa sorte, Leo Grande". A consagrada atriz Emma Thompson protagoniza a história de uma viúva que jamais atingiu o orgasmo. E então, decide resolver o assunto contratando um garoto de programa bem mais jovem.

Em um spoiler não do filme, mas da vida real, a sinopse demonstra que sexo e prazer na maturidade ainda são assuntos permeados por tabus. Por isso, na terceira edição de Ageless Talks, evento realizado por VivaBem na última semana, libido sem prazo de validade foi tema de uma das conversas.

Mediado pela jornalista Adriana Ferreira, o papo teve participação da psicóloga e sexóloga Ana Canosa, da comunicadora Penélope Nova e da atriz Tania Khalill.

Uma das apresentadoras do podcast Sexoterapia, de Universa, Ana Canosa deu a letra já de início: "Do ponto de vista fisiológico, quando a mulher entra na menopausa, sua resposta sexual fica mais lenta. O que pode estar relacionado à queda de estrogênio, que provoca ressecamento vaginal e pode afetar a libido", explicou.

Mas, completou a especialista, estamos falando do desejo espontâneo, quando você sente acúmulo de tensão sexual. "Só que não funcionamos apenas de maneira espontânea. E, sim, o desejo neste sentido pode diminuir. Porém, se fosse apenas fisiológico, homens e mulheres não se queixariam de libido com níveis hormonais em outras fases da vida, como a juventude."

Libido ensaiada e diálogo

Para além da espontaneidade, existe o desejo responsivo, basicamente a disponibilidade para transar que, ainda de acordo com Ana, demanda sexo de qualidade e o gostar da interação sexual.

Em um casamento de mais de duas décadas com o cantor Jair Oliveira, Tania Khallil concorda que ao conquistar na maturidade mais conhecimento do que se quer ou não na vida, é mais fácil trabalhar o desejo com intenção: "Precisamos, claro, nos abrir para isso, ensaiar a libido. Mas vamos entendendo mais o que queremos sentir com aquela pessoa, como quero o sexo, então que escolha farei na relação para deixar isso vivo".

Penélope Nova - Reinaldo Canato - Reinaldo Canato
Imagem: Reinaldo Canato

Para Penélope Nova, que há mais de uma década fala sobre o tema e hoje também está em um relacionamento mais longevo, há cinco anos, é preciso compreender que libido também precisa ser treinada. "Libido 24 horas por dia é uma coisa meio adolescente. E tudo bem.", comentou. "Porém, na maturidade, a gente entende que potência é legal, mas qualidade é melhor."

Ana lembrou ainda que é imprescindível que casais mais maduros dialoguem sobre as mudanças que estão atravessando. Há, por exemplo, homens que enfrentam problemas como dor na penetração e, desta maneira, eles também não têm como sentir prazer e não falam sobre isso. Então, seja para elas ou para eles, sabendo como o nosso corpo funciona, é fundamental comunicar.

Ageless Talks 2022

Patrocinado por Genera, Vitasay e O Boticário, o Ageless Talks é um encontro da geração que passou dos 45 anos e que vem revolucionando o significado de envelhecer. As pessoas não querem apenas viver mais, buscam uma vida plena, com potência. Querem aprender coisas novas, viajar, cuidar da saúde do corpo e da mente, aproveitar o melhor do sexo.

Confira abaixo como foi a terceira edição do evento (clique no nome de cada painel para assisti-lo no YouTube).

Abertura: entrevista com a cantora Marina Lima

Painel 1 - Beleza atemporal: o que muda e como cuidar da pele e dos cabelos
Com Bianca Viscomi, dermatologista; Cristiana Oliveira, atriz; e Eliane Dias, advogada e empresária. Mediação de Maria Cecília Prado, jornalista especializada em beleza.

Painel 2 - Libido não tem prazo de validade
Com Tania Khalill, atriz; Penélope Nova, comunicadora e sexóloga; e Ana Canosa, psicóloga e colunista de Universa. Mediação de Adriana Ferreira Silva, jornalista

Painel 3 - Representatividade nas telas: como isso afeta nossa visão sobre envelhecer?
Com Denise Fraga, atriz e Lícia Manzo, roteirista. Mediação de Tatiana Schibuola, jornalista

Painel 4 - Os 50 seriam a adolescência da maturidade? Como lidar com a fase de transição
Com Murilo Rosa, ator e Isabel Fillardis, atriz. Mediação: Silvia Ruiz, jornalista

Painel 5 - Manter-se ativo é manter-se vivo: como o movimento nos dá potência e longevidade
Com Fernanda Keller, triatleta; Fernando Scherer, medalhista olímpico na natação; e Didi Wagner, atriz. Mediação: Alexandre da Silva, especialista em envelhecimento

Encerramento: Fabrício Carpinejar, escritor