Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Ex-nadador Xuxa relata luta contra a depressão: 'Cheguei ao fundo do poço'

Rodolfo Gaioto

Colaboração para o VivaBem

23/06/2022 18h49

O envelhecimento causa diferentes reações, efeitos e consequências na vida das pessoas. Na parte física, há atletas profissionais e de alto rendimento que deixam a vida competitiva com o passar do tempo. Outros se encontram com o esporte em idade já mais avançada, com diferentes objetivos.

Fernando Scherer, o Xuxa, ídolo da natação brasileira com medalhas em mundiais e Jogos Olímpicos, contou durante painel do Ageless Talks 2022 a sua luta contra a depressão, que o atingiu após deixar as piscinas.

"Cheguei ao fundo do poço. Cheguei a pensar em tirar a minha vida. Levantei do poço com ajuda de psicólogos, psiquiatras e terapeutas. Através da meditação e da respiração eu tenho mais consciência do valor da vida, do que tem valor", disse ele, que esteve ao lado da triatleta Fernanda Keller e da apresentadora Didi Wagner no painel para falar sobre a vida ativa e longevidade.

"Hoje me reconheço como quem eu sou de verdade, não o que o outro imagina que eu seja. Consegui entender a diferença dos sofrimentos, da origem do sofrimento. A meditação é minha vida", disse. "A depressão foi a falta de quem eu sou. Quem eu sou sem ser nadador?", continuou.

A triatleta campeã de Ironman Fernanda Keller complementou: "Eu percebo que isso acontece com muitos atletas. Simone Biles, Gabriel Medina. O treino de alta performance é muito intenso."

Em sua terceira edição, o Ageless Talks 2022, evento que teve patrocínio de Genera, Vitasay e O Boticário, falou sobre beleza, libido, mudanças no corpo, representatividade e atividade física. Cristiana Oliveira, Eliane Dias, Tania Khalill, Denise Fraga, Murilo Rosa e Isabel Fillardis estiveram entre os convidados.