Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Ageless Talks: novos 50, adolescência da maturidade?

Lia Rizzo

Colaboração para VivaBem

30/06/2022 04h00

Já há consenso: chegar aos 50 anos é como abrir uma nova página, um capítulo novo e, mais que tudo, completamente diferente do que foi para as gerações anteriores. Por isso, os 50 vêm sendo tratados, de certo modo, como a adolescência da maturidade.

E o que isso quer dizer exatamente? Foi o que debateram Silvia Ruiz, autora da coluna Ageless e que, há algumas semanas, lançou o movimento "Isso é 50", a atriz e cantora Isabel Fillardis e o ator Murilo Rosa na terceira edição do Ageless Talks, evento realizado por VivaBem na última semana.

Durante o painel sobre como lidar com a fase de transição que a chegada aos 50 anos envolve, Silvia Ruiz afirmou: "Não há limites para esta geração. Estamos no jogo". A jornalista lembrou, porém, que mudam a pele, o corpo, os hormônios e a saúde emocional. E, embora essas mudanças sejam comuns a homens e mulheres, elas têm peso e nuances diferentes para cada gênero.

Fase de excesso de responsabilidade

Isabel Fillardis - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Para Isabel Fillardis, a menopausa, sem dúvida um dos grandes marcos do amadurecimento feminino, chegou de maneira tempestuosa. Aos 48 anos, a atriz contou como foi conciliar as dificuldades desta etapa com os cuidados com os três filhos.

"São muitas as demandas para administrar e a gente quase se esquece de nós mesmas. Muitas vezes paro para respirar um pouco, pois isso é o que me ajuda a seguir, ainda que tenha dias em se quer sumir!", desabafou.

Conflitos geracionais fazem parte

Pai de dois adolescentes, Murilo Rosa concordou que, na verdade, esse é um desafio a esta altura da vida: lidar com os aspectos e conflitos geracionais, quando muitos estão às voltas com a chegada dos filhos à vida adulta e as descobertas do próprio processo de amadurecimento.

"A história que você constrói vem com obrigações e compromissos", pontuou.

Ageless Talks 2022

Patrocinado por Genera, Vitasay e O Boticário, o Ageless Talks é um encontro da geração que passou dos 45 anos e que vem revolucionando o significado de envelhecer. As pessoas não querem apenas viver mais, buscam uma vida plena, com potência. Querem aprender coisas novas, viajar, cuidar da saúde do corpo e da mente, aproveitar o melhor do sexo.

Confira abaixo como foi a terceira edição do evento (clique no nome de cada painel para assisti-lo no YouTube).

Abertura: entrevista com a cantora Marina Lima

Painel 1 - Beleza atemporal: o que muda e como cuidar da pele e dos cabelos
Com Bianca Viscomi, dermatologista; Cristiana Oliveira, atriz; e Eliane Dias, advogada e empresária. Mediação de Maria Cecília Prado, jornalista especializada em beleza.

Painel 2 - Libido não tem prazo de validade
Com Tania Khalill, atriz; Penélope Nova, comunicadora e sexóloga; e Ana Canosa, psicóloga e colunista de Universa. Mediação de Adriana Ferreira Silva, jornalista

Painel 3 - Representatividade nas telas: como isso afeta nossa visão sobre envelhecer?
Com Denise Fraga, atriz e Lícia Manzo, roteirista. Mediação de Tatiana Schibuola, jornalista

Painel 4 - Os 50 seriam a adolescência da maturidade? Como lidar com a fase de transição
Com Murilo Rosa, ator e Isabel Fillardis, atriz. Mediação: Silvia Ruiz, jornalista

Painel 5 - Manter-se ativo é manter-se vivo: como o movimento nos dá potência e longevidade
Com Fernanda Keller, triatleta; Fernando Scherer, medalhista olímpico na natação; e Didi Wagner, atriz. Mediação: Alexandre da Silva, especialista em envelhecimento

Encerramento: Fabrício Carpinejar, escritor