Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Além das olheiras: 5 sinais que você está dormindo mal, segundo a ciência

iStock
Imagem: iStock

Malu Echeverria

Colaboração para VivaBem

02/11/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Precisamos de 7 a 9 horas de sono por dia, de acordo com a Fundação Nacional do Sono (EUA)
  • Além da quantidade, a qualidade do sono também importa
  • Dormir mal causa um desequilíbrio no organismo, o que pode gerar diferentes sintomas
  • Diminuição de libido, mau humor e baixa produtividade estão entre os sinais que você não está dormindo o suficiente

Um adulto precisa de sete a nove horas de sono por dia, como você já deve ter ouvido falar. O cálculo foi baseado em uma revisão de estudos da Fundação Nacional do Sono (EUA), e é usado como referência por especialistas no mundo todo.

No total, passamos cerca de ? de nossas vidas dormindo —nenhuma atividade ocupa mais tempo do que isso! Fatores individuais, como estilo de vida e genética, podem influenciar esse intervalo, aumentando ou diminuindo a necessidade de cada um. Para uma pessoa com atividade física intensa, ela é maior, por exemplo.

E para que precisamos dormir tanto? Quanto mais complexo o cérebro, mais horas de sono ele necessita. Por isso os mamíferos estão entre os seres que mais dormem. Não é apenas um período de repouso, como se pensava antigamente. Entre as funções do sono, retenção da memória e aprendizado são as mais conhecidas e documentadas.

Mas enquanto você dorme, o seu organismo também trabalha os sistemas endócrino e imunológico. Cada vez mais estudos mostram, porém, que não é só a quantidade que importa, como também a qualidade do sono. A seguir, confira alguns sinais de alerta, que vão muito além de passar o dia bocejando.

Comer demais

Imagem com muita comida, comer muito, exagero na refeição - iStock - iStock
Imagem: iStock

De acordo com uma revisão de estudos do King's College London (Reino Unido), uma pessoa que não dormiu o suficiente pode consumir 385 kcal a mais por dia. Em uma das pesquisas, observou-se que a área do cérebro relacionada à recompensa naqueles privados de sono era mais ativada quando eles eram expostos à comida, em relação àqueles que haviam dormido o bastante.

Uma possível explicação, de acordo com os cientistas, diz respeito ao desequilíbrio do nosso metabolismo, o que afetaria a regulação da leptina e da grelina, hormônios relacionados à saciedade e à fome, respectivamente.

"Explodir" com frequência

Raiva - iStock - iStock
Imagem: iStock

Quando um bebê começa a chorar sem motivo aparente, os pais logo já sabem o motivo: fome ou? sono! Pois saiba que essa irritabilidade também aparece em adultos que dormem pouco.

Uma pesquisa do Instituto de Psicologia e Neurociências do Comportamento da Califórnia (EUA) mostrou que pessoas que dormem o número de horas recomendado pelos especialistas apresentam comportamentos menos explosivos e agressivos. Por isso, se você anda perdendo a paciência por qualquer coisa, talvez uma boa noite de sono (ou várias) ajude a melhorar o humor. Seus colegas de trabalho vão agradecer, pode ter certeza.

Entregar menos no trabalho

"Home office" é um dos termos estrangeiros adotados pelo brasileiros a partir da pandemia - Unsplash - Unsplash
Imagem: Unsplash

Além da irritabilidade, a dificuldade para se concentrar também é um sintoma comum da falta de sono. Com o tempo, é de se esperar que tudo isso interfira na produtividade. Conforme um levantamento da Escola de Medicina de Harvard, problemas com insônia, por exemplo, levam à perda de US$ 63,2 bilhões ao ano na economia, só nos EUA.

Ao considerarmos que uma noite mal dormida tem efeito semelhante à embriaguez em nossos reflexos, como sugeriu um estudo da Universidade de New South Wales (Austrália), faz todo o sentido, não é mesmo?

Ter pouca ou nenhuma vontade de sexo

Queda de libido - iStock - iStock
Imagem: iStock

Segundo pesquisa da Universidade de Michigan (Estados Unidos) feita com mulheres, existe uma relação direta entre a quantidade de horas dormidas e os níveis de desejo sexual no dia seguinte. Para cada hora adicional, aliás, há um aumento de 14% nas chances de elas terem relações com seus parceiros.

Dormir mal, no entanto, também pode afetar a produção de testosterona e, por consequência, a sexualidade masculina, como mostrou um estudo da Universidade de Chicago (Estados Unidos).

Esquecer as coisas com frequência

Homem apontando para cabeça; memória - iStock - iStock
Imagem: iStock

Não lembra onde deixou as chaves do carro, esqueceu o aniversário do seu irmão, perdeu uma consulta médica? E tudo na mesma semana? Vale checar se você tem dormido bem e o bastante, então.

A explicação, segundo estudo da Universidade Groningen (Holanda) em parceria com a Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos), estaria no fato de que a privação de sono afeta a comunicação entre os neurônios do hipocampo, região cerebral ligada à memória.

Quando é o caso de buscar ajuda

No livro "Como entender e melhorar o meu sono?" (editora Caule de Papiro), o neurocientista John Araujo, professor do Laboratório de Neurobiologia e Ritmicidade Biológica da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), enumera algumas situações que merecem ser investigadas.

Busque um profissional caso, três ou mais noites por semana, você:

  • Demorar mais de 30 minutos para conseguir pegar no sono;
  • Tiver dificuldade de voltar a dormir ao acordar no meio da noite;
  • Acordar muito mais cedo do que o normal pela manhã;
  • Não se sentir revigorado, mesmo após sete a oito horas de sono;
  • Precisar de estimulantes para se manter acordado durante o dia.

Fontes: John Araujo, neurocientista, professor do Laboratório de Neurobiologia e Ritmicidade Biológica da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Julio Pereira, neurocirurgião da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Monica Andersen, biomédica, diretora do Instituto do Sono, unidade AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa).