Topo

Gracyanne comeu 8 mil ovos na quarentena; veja benefícios do alimento

Do VivaBem

10/10/2020 13h45

Não é novidade que o ovo é muito presente no cardápio de Gracyanne Barbosa. Por diversas vezes, a modelo e influenciadora fitness já revelou que chega a comer 30 unidades por dia —segundo ela, principalmente pelo fato de o alimento, ótima fonte de proteína, nutriente essencial para construção de massa muscular, ser prático de preparar e consumir.

Em um bate-papo com o cantor Bello e Gracyanne no programa Otalab dessa sexta (09), o apresentador Otaviano Costa fez as contas e disse que a modelo fitness teria comido cerca de 8 mil ovos no período de quarentena no país. A atleta se surpreendeu com o número: "Será que foi tudo isso?", disse ela. Belo, logo respondeu: "Acho que foi isso mesmo."

Benefícios do ovo

Fonte de proteínas, vitaminas e minerais, o ovo é um alimento muito nutritivo e traz vários benefícios à saúde. E, obviamente, não é necessário comer 30 unidades por dia para garantir essas vantagens. Angélica Marques de Pina Freitas*, presidente da Apan (Associação Paulista de Nutrição), explica que mesmo que exista mais benefícios associados ao consumo de ovos do que riscos, é preciso ter cautela —como qualquer alimento.

"Como tudo na nossa vida e saúde, a ingestão dos ovos deve ser equilibrada. Ingerir regularmente, aliado a uma alimentação saudável, só trará efeitos positivos à população", ressalta. A seguir, destacamos o que diz a ciência sobre as vantagens de consumir ovos regularmente.

Favorece o aumento da massa muscular

O ovo —assim como as outras proteínas de origem animal— fornece ao organismo todos os aminoácidos essenciais (não produzidos pelo corpo) para o reparo e construção das fibras musculares. Por isso, o alimento é uma boa opção para praticantes de atividades física em geral, especialmente os que buscam hipertrofia.

Faz bem para o cérebro

De acordo com um estudo divulgado no The American Journal of Clinical Nutrition, o ovo melhora o desempenho do cérebro e até mesmo diminui o risco de demências. Isso ocorre devido à colina (vitamina B8), presente na gema. O nutriente é fundamental para o desenvolvimento da região cerebral relacionada à memória.

Ajuda na saúde ocular

Os ovos contêm substâncias que contribuem para melhorar a saúde dos olhos, como a luteína e a zeaxantina —antioxidantes que se acumulam na retina. Um estudo, também do The American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que a gema do ovo possui esses nutrientes e previne doenças oculares, como catarata e degeneração macular

Dá saciedade e ajuda no processo de emagrecimento

A presença de proteínas no alimento também é benéfica para o controle de peso. De acordo com pesquisas, por contribuir com a saciedade e fazer com que você demore mais para sentir fome, o ovo contribui para a redução da ingestão calórica ao longo do dia.

Importante para a imunidade e a saúde dos ossos

A gema do ovo é fonte de vitamina D, substância que exerce importantes funções no organismos. Entre elas,destacam-se a participação no processo de absorção de cálcio (mineral importante para o fortalecimento do esqueleto) no intestino; o equilíbrio do sistema imunológico e o controle da pressão arterial.

Ovo faz mal para o coração?

Durante muito tempo, ovo foi considerado ruim para a saúde cardiovascular, devido à presença de colesterol. No entanto, diversas pesquisas já mostraram que o alimento é seguro. Uma revisão de estudos que contou com mais de 260 mil participantes não encontrou associação entre a ingestão de ovos e problemas como infarto e AVC (acidente vascular cerebral) em pessoas saudáveis.

Mas, vale ressaltar que é preciso moderação e, se você for seguir uma dieta em que vai ingerir muito mais do que sete ovos por semana (um por dia, em média), é importante ter orientação profissional.

*Especialista consultada em reportagem de Samantha Cerquetani, publicada em 03 de março de 2020