PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Covid-19: indiano cria colete com sensor de distância e bolso desinfetante

Colete anticoronavírus é desenvolvido na Índia - Divulgação
Colete anticoronavírus é desenvolvido na Índia Imagem: Divulgação

De Viva Bem, em São Paulo

18/08/2020 09h50

Um professor indiano desenvolveu um colete com vários acessórios que promete proteger o usuário contra o coronavírus. A peça é feita com um tecido antiviral e conta com um sensor de distanciamento, um termômetro, desinfetante nos bolsos e uma máscara.

Segundo informações do site "The Hindu", foram necessários dois meses de pesquisa para que Somesh Singh, um ex-professor do Instituto Nacional de Design da Índia, chegasse ao protótipo do colete.

Singh afirmou que a ideia surgiu depois que ele saiu para abastecer o carro durante o período de "lockdown" na Índia para conter a propagação do coronavírus.

"Após usar meu cartão de crédito, eu pensei: 'como posso desinfetar isso e outras coisas como chaves, moedas, relógio, óculos e celular?' Nos dias seguintes, li centenas de artigos para entender a natureza do vírus e ficou claro para mim que para enfrentar o coronavírus, o comportamento das pessoas precisaria ser alterado", afirmou.

Raios ultravioletas nos bolsos

De acordo com Singh, os acessórios do colete têm o objetivo de evitar a contaminação pelo coronavírus. Os sensores instalados nos ombros, no peito e nas costas emitem um som quando o usuário fica a menos de dois metros de distância de outra pessoa.

Nos bolsos, o usuário pode colocar seus pertences e fazer a desinfecção com raios ultravioletas que são acionados por meio dos botões do colete.

O sistema funciona com uma bateria e as costuras internas transmitem a corrente elétrica. Ao abrir o botão do bolso, o circuito é cortado.

O professor disse que é preciso lavar o colete a seco após o uso para que ela mantenha sua capacidade de bloquear o vírus. A máscara acoplada pode ser retirada e lavada como uma peça de roupa normal.

Agora, Singh espera incrementar a peça com fragrâncias para reduzir o estresse do usuário por meio da aromaterapia.

Saúde