Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Especialistas ligam tromboses à maior mortalidade dos pacientes com covid

Imagem genérica de enfermeiro tratando paciente com novo coronavírus - Justin Sullivan/Getty Images
Imagem genérica de enfermeiro tratando paciente com novo coronavírus Imagem: Justin Sullivan/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/07/2020 10h42

Pacientes com covid-19 podem sofrer alterações no padrão de coagulação sanguínea e, a partir disso, desenvolver tromboses arteriais e venosas e embolia pulmonar.

Segundo especialistas, essas tromboses estão ligadas ao maior índice de mortalidade dos pacientes, por isso, pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e de outras 19 instituições de pesquisa publicaram um guia de orientações para a prevenção, detecção e tratamento do tromboembolismo venoso nesses casos.

A publicação, veiculada na revista internacional Hematolology Transfusion and Cell Therapy da ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular), apresenta uma revisão de evidências médicas recentes sobre as tromboses verificadas em pacientes com covid-19. O objetivo do material é servir de guia de orientação aos profissionais de saúde que atuam no enfrentamento doença no Brasil.

Fernanda Orsi, docente do Departamento de Patologia Clínica da FCM, diz que a prevenção da trombose é parte essencial no tratamento dos pacientes contaminados. "As evidências mostram que, paralelamente ao quadro de síndrome respiratória aguda grave, os pacientes com covid-19 apresentam sinais de hipercoagulabilidade e maior risco de eventos tromboembólicos arteriais e venosos, e que esses eventos também estão associados à maior mortalidade", explica.

Os principais sintomas da trombose venosa são dor, inchaço, alteração da coloração da pele, dificuldade de movimentação e enrijecimento da musculatura em apenas uma das extremidades do corpo.

O guia sugere formas de prevenir e tratar essas tromboses, como monitoramento da coagulopatia, avaliação sistemática, profilaxia, diagnóstico e tratamento do tromboembolismo venoso e manejo de pacientes em uso de anticoagulantes orais.