Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Veias saltadas só são problema caso você também sinta dores

Por ter um nível de gordura baixíssimo no corpo, Gracyanne Barbosa tem veias saltadas - Reprodução/Instagram
Por ter um nível de gordura baixíssimo no corpo, Gracyanne Barbosa tem veias saltadas Imagem: Reprodução/Instagram

Thiago Varella

Colaboração para o VivaBem

23/02/2020 04h00

Então você emagreceu e notou que suas veias estão mais saltadas. Ou então, pegou firme na academia e está preocupado que suas veias estão mais aparentes. Calma, que está tudo certo.

Veias saltadas não são, necessariamente, um problema. Muito pelo contrário, elas podem indicar que você está com uma boa musculatura e pouca gordura.

"A maioria dos atletas tem veias saltadas. A veia fica na camada entre o músculo e a pele, no meio da gordura. Se a pessoa tem pouca gordura, aparece mais", explicou o médico Bruno Naves, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular).

Você deve começar a se preocupar caso se, além de ter as veias saltadas, você sentir algum tipo de sintoma, como dores, por exemplo.

"Toda veia saltada que venha acompanhada de algum sintoma deve ser investigada. Como por exemplo, se você sentir dor nas pernas depois de um dia de trabalho. Podem ser varizes", afirmou o cirurgião vascular João Paulo Maffei.

E as varizes?

As varizes também são veias dilatadas, que aparecem principalmente nas pernas e nos pés, mas, diferentemente das veias saltadas saudáveis, elas são tortuosas, serpentinosas e onduladas. Além disso, elas podem causar dor, coceira ou escurecimento da pele. Se não forem tratadas podem, até mesmo, aumentar de tamanho.

Qualquer um pode estar propenso a ter varizes, já que há um forte componente genético. É quase que uma "tradição de família", daquelas que, infelizmente, ninguém gostaria de ter.

Alguns fatores de risco podem ajudar a desencadear as varizes. O principal deles é ficar muito tempo parado na mesma posição. Gravidez, uso de pílula anticoncepcional e principalmente obesidade e sedentarismo são outros.

Além do aspecto estético, as varizes podem trazer diversos problemas como hipertensão venosa, hemorragias espontâneas e a chamada úlcera varicosa, que é uma ferida causada pelo fato de a pele ficar muito seca.

As varizes podem também causar flebite, que é a a inflamação da parede da veia. Outro grande risco é o de trombose venosa profunda, já que o sangue, por causa das varizes, corre mais devagar.

"Qualquer motivo que deixe a pessoa imobilizada por muito tempo facilita a formação de coágulo. Esse coágulo pode subir, passar pro pulmão e causar embolia pulmonar e isso é causa de morte", alertou Naves.

Por isso, o ideal é que a pessoa que sofre de varizes use meias elásticas de compressão para fazer a drenagem do sangue venoso de volta ao coração, principalmente se passa muito tempo sentada ou em pé ou durante longas viagens.

Claro que também existem diversos tratamentos para as varizes, como o uso de medicação venolinfática, laser e cirurgia.

"Cada paciente é único. Não existe uma receita de bolo. Cada um vai ter de encontrar uma solução personalizada. Por isso, o diagnóstico médico é o mais importante", afirmou Naves.