Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Atividade física reduz riscos de pelo menos 20 doenças, incluindo tumores

iStock
Imagem: iStock

Cristiane Bomfim

Da Agência Einstein

03/02/2020 11h24

"Em termos de saúde, ter uma rotina que inclui atividade física comprovadamente diminui os riscos de desenvolver 20 tipos de doenças, que vão da gripe ao câncer, passando por diabetes, hipertensão, depressão e doenças articulares", explica o profissional de educação física do Hospital Israelita Albert Einstein, Bruno Gion Cerazi.

A lista de doenças que podem ser prevenidas com uma simples mudança de hábito está disposta no site da OMS (Organização Mundial de Saúde e inclui também tumores como câncer de cólon em homens e câncer de mama. Estes dois estão relacionados a um elevado IMC (índice de massa corpórea).

De acordo com estudo realizado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) em colaboração com a Universidade Harvard, nos Estados Unidos, pelo menos 15 mil casos de câncer no Brasil por ano - 3,8% - poderiam ser evitados com a redução de peso e obesidade.

A pesquisa estima ainda que em 2025 o Brasil terá mais de 29 mil novos casos de câncer atribuíveis ao sobrepeso e obesidade. Dados da OMS mostram que a falta de atividade física é a principal causa do diagnóstico de câncer de mama e cólon em 25% dos diagnósticos. Também é maior responsável por casos de diabetes (27%).

Além de doenças, atividades físicas rotineiras deixam o corpo mais saudável. Isso quer dizer que ela resulta na melhora da aptidão muscular e cardiorrespiratória, além da redução do risco de queda e de fratura de quadril e vertebral.

O especialista do Einstein explica que atividade física é fazer qualquer movimento que gaste mais calorias do que o repouso. "Ou seja, estamos ao longo do dia praticando algum tipo de atividade física. Qualquer atividade física é melhor do que não fazer nada", diz.

Já o exercício físico é uma atividade física estruturada, com objetivo definido, duração e intensidade determinadas. A perda de peso ocorre por consumir menos calorias do que se gasta diariamente.

Intensidade Moderada É toda atividade que exige algum esforço mas não aumenta demais os batimentos do coração e nem dificulta a respiração. Exemplos: caminhada, andar de bicicleta no plano em baixa velocidade, fazer hidroginástica, jogar vôlei.

Intensidade Vigorosa São aquelas que fazem transpirar, aumentam os batimentos cardíacos, deixam a pele avermelhada e dificulta a respiração. Exemplos: uma partida de futebol, correr, subir vários lances de escada, pular corda.

As recomendações da OMS para atividade física são:

5 a 17 anos

  • Fazer pelo menos 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa por dia;
  • A maior parte da atividade física diária deve ser aeróbica. Atividades de intensidade vigorosa devem ser incorporadas, incluindo as que fortalecem músculos e ossos, ao menos 3 vezes por semana.
18 e 64 anos
  • Fazer pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ao longo da semana ou ao menos 75 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa ao longo da semana;
  • A atividade aeróbica deve ser realizada em períodos de pelo menos 10 minutos de duração;
  • Para benefícios adicionais, aumentar a intensidade física aeróbica de intensidade moderada para 300 minutos por semana ou 150 minutos de treinamento aeróbico de intensidade vigorosa por semana. Ou ainda uma combinação equivalente de atividade de intensidade moderada e vigorosa.
  • As atividades de fortalecimento muscular devem ser realizadas envolvendo os principais grupos musculares em 2 ou mais dias na semana.
Mais de 65 anos
  • Ao menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada durante a semana ou pelo menos 75 minutos de aeróbica de intensidade vigorosa
  • A atividade aeróbica deve ser realizada em períodos de pelo menos 10 minutos de duração.
  • Para benefícios adicionais, aumentar a intensidade moderada para 300 minutos por semana, ou 150 minutos de vigorosa;
  • Adultos com mobilidade reduzida devem realizar atividade física para melhorar o equilíbrio e evitar quedas em 3 ou mais dias por semana.
  • Praticar atividades de fortalecimento muscular envolvendo os principais grupos musculares, em 2 ou mais dias por semana;
  • Para casos em que não for possível realizar as quantidades de atividades físicas recomendadas, adultos nesta faixa etária devem ser tão ativos quanto suas habilidades e condições permitirem.