Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas criam dentadura mais higiênica com nanopartículas de prata

Material foi desenvolvido em parceria USP-Unicamp - FS-Stock/iStock
Material foi desenvolvido em parceria USP-Unicamp Imagem: FS-Stock/iStock

Do Jornal da USP

15/01/2020 11h57

Com o tempo de uso, as próteses dentárias requerem trocas e reconstruções de suas bases, que são elaboradas com materiais denominados reembasadores. Ao adicionar ao reembasador vanadato de prata com nanopartículas de prata, que é um agente antimicrobiano, pesquisadores criaram um novo produto e conseguiram trazer mais conforto e, sobretudo, evitar infecções para os pacientes que utilizam próteses dentárias.

O projeto foi desenvolvido em conjunto pelo Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Forp (Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto) da USP e o Instituto de Química da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Em contato com a gengiva, os materiais da base têm a função de reduzir forças transmitidas ao osso e também são indicados no processo de cicatrização de implante sem próteses provisórias e para pacientes que usam próteses totais e têm grande reabsorção óssea.

As trocas e reconstruções são necessárias porque o reembasador sofre porosidade derivada da formação estrutural e da sua própria composição, o que leva ao surgimento de infecções e contaminações microbianas que podem provocar doenças como endocardite bacteriana, doenças do trato respiratório e infecções bucais, entre outras.

Segundo a professora Andréa Cândido dos Reis, da Forp (Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto) da USP, a adição do produto se mostrou bastante efetiva contra as potenciais contaminações e infecções, além de proporcionar benefícios como maior vida útil e maciez para a prótese.

Para a professora, esse novo produto revoluciona o mercado e pode impactar positivamente a vida dos usuários de próteses dentárias, servindo também como tratamento de infecções já existentes.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita