Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


6 coisas que aprendemos sobre higiene em 2019 (e você achava que sabia)

cagkansayin/iStock
Imagem: cagkansayin/iStock

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

30/12/2019 04h00

Você é o tipo da pessoa que abre a porta do banheiro com papel e já corre para o pote de álcool gel? Ou seria você o cidadão que chega do metrô, nem se lembra das bactérias e já abre o lanche na mesa do trabalho, sem nem lavar as mãos? Independentemente do seu grau de nojinho, alguns hábitos de higiene podem oferecer riscos à saúde. Relembre o que falamos sobre isso em 2019.

1. Colocar a bolsa na cama... Nem pensar!

Com qual frequência você limpa sua bolsa? Muitas vezes, o acessório passa pelo transporte público, entra em banheiros... Às vezes, até no chão as bolsas são deixadas. Cientistas descobriram que sua companheira do dia a dia carrega mais bactérias do que uma privada pública. O maior foco de contaminação está nas alças, área que tem mais contato com as mãos. Dependendo do grau de sujeira da bolsa, ela pode oferecer riscos de quadros como infecções, diarreia, furúnculo, laringite e faringite.

A parte de dentro também é foco de bactérias: celulares, moedas e resquícios de comida aumentam a quantidade dos microrganismos. A solução? Especialistas indicam que você deve limpá-la pelo menos uma vez na semana e nunca colocar o objeto em locais como a tampa da privada, pia de banheiros públicos e o chão. Uma boa dica é carregar ganchinhos que permitem pendurar as bolsas nas mesas.

2. Detergente não é suficiente para matar as bactérias na cozinha

Lavar louça - PavelRodimov/iStock - PavelRodimov/iStock
Imagem: PavelRodimov/iStock

Quando pensamos em higiene dos produtos de limpeza, acreditamos que o detergente é capaz de matar as bactérias presentes neles, mas não é bem assim. Sua função, na verdade, é removê-las: ele pode até acabar danificando a membrana de algumas delas ou as cápsulas de alguns vírus, mas essencialmente sua limpeza é física.

Mas fique calmo: o infectologista Max Igor Banks Ferreira Lopes, do Hospital Santa Catarina (SP), reforça que apesar de ser possível que bactérias ainda fiquem nos utensílios de cozinha, em geral elas não são nocivas a ponto de causarem problemas para nossa saúde. Isso é ainda mais raro quando consumimos os alimentos cozidos, já que o calor acaba matando ou reduzindo a quantidade de microrganismos.

3. Por quanto tempo é seguro usar a mesma garrafa d'água sem lavar?

Tem preguiça de lavar a garrafinha e fica dias usando o mesmo recipiente (ou às vezes, até a mesma água parada)? Pois saiba que usar o mesmo squeeze por muito tempo sem que eles sejam lavados pode colocar você em contato com microrganismo indesejáveis.

Isso porque há uma tendência de acumular bactérias e mofo nas reentrâncias desses objetos. E alguns fatores pioram essa situação, como a saliva acumulada e até mesmo sol, que incentiva o crescimento de algas. Para evitar riscos, o ideal, de acordo com os especialistas, é limpar todos os dias e evitar deixar água armazenada por mais de três horas.

4. Manter a escova de dentes na pia do banheiro é seguro?

As escovas, de forma geral, sempre terão algum grau de contaminação por microrganismos e isso é normal. Mas se você a deixa largada de qualquer jeito sobre a pia, ela pode receber respingos quando alguém for lavar a mão após fazer suas necessidades.

Isso fica ainda mais grave caso o seu banheiro seja pequeno e a pia fique próxima da privada. Neste caso, se você der descarga com a tampa levantada pode até mesmo depositar coliformes fecais na escova.

Especialistas recomendam que a escova seja guardada na vertical e sempre sejam limpas e secas após o seu uso. Isso evita que fungos se proliferem pelo objeto e acabem sendo levados para a sua boca.

5. Lavar o frango antes de cozinhar? Melhor não!

Lavar frango - iStock - iStock
Imagem: iStock

Se você "passa" uma água no frango para tirar as bactérias, saiba que isso não ocorre. E ao colocar a ave crua embaixo da torneira há risco de contaminar tudo o que está por perto. A água que bate no frango pode respingar nos pratos, talheres e outros alimentos na pia, enchendo-os de germes. O melhor jeito de acabar com bactérias de qualquer carne é simples: cozinhá-la (ou assá-la, fritá-la...)!

6. Não higienizar a tábua de cortar alimentos também oferece riscos

tábua de carne, tábua de corte - iStock - iStock
Imagem: iStock

Os pequenos cortes que surgem na tábua de madeira (ou de plástico) são um "esconderijo" perfeito para bactérias —como as presentes na carne crua. Aí, ao cortar um alimento cozido ou que é consumido cru na tábua, você pode contaminá-lo. O ideal é lavar bem a tábua e deixá-la cinco minutos em uma solução com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de água sanitária. Ou usar uma tábua de vidro.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping - Bertioga (SP)
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita