Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Meu parceiro tem sífilis e transamos sem camisinha. Fui contaminada, Jairo?

Do VivaBem, em São Paulo

21/11/2019 04h00

A leitora conta que descobriu que o parceiro tem sífilis, mas eles haviam transado várias vezes sem camisinha. Será que ela pode ter sido contaminada?

Segundo o especialista em sexualidade Jairo Bouer, sim, ele pode ter transmitido a doença pelo contato sexual, principalmente pelo fato de o casal não estar usando preservativo.

"Sífilis é causada por uma bactéria que é transmitida por meio do contato sexual, mesmo sem a pessoa apresentar sintomas", diz ele.

Bouer sugere que a leitora procure um médico e peça um exame. "Se identificada a contaminação, o tratamento é feito com antibiótico e, depois de algum tempo, o médico vai pedir um exame de controle".

É fundamental que o parceiro também seja tratado e fique livre da doença e da infecção. "Enquanto isso, use camisinha. Aliás, se ela fosse usada desde o início, você nem estaria com essa preocupação", ressalta, indicando que o uso do preservativo é essencial para evitar IST (infecções sexualmente transmissíveis).

Tem alguma dúvida sobre sexo? Mande um email para drjairobouer@uol.com.br e acompanhe o @Saúde toda quinta-feira no VivaBem.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.