Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vírus do sarampo abre portas para outras doenças, aponta estudo

Nova fase da campanha de vacinação começa hoje (18/11) - iStock
Nova fase da campanha de vacinação começa hoje (18/11) Imagem: iStock

Natália Monteiro

Agência Saúde

18/11/2019 10h12

A segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18/11) e será direcionada para jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação. A faixa etária é a que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico, por isso a importância desta etapa para interromper a cadeia de transmissão do vírus no país.

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram mostrar que o vírus do sarampo pode apagar, em média, 20% da memória imunológica do nosso organismo. Isso significa que pessoas que contraíram o vírus do sarampo têm risco aumentado de terem outras doenças infecciosas, inclusive doenças que o organismo já havia criado defesas. É como se o vírus do sarampo fosse a chave para liberar a entrada para novas doenças.

O estudo, publicado na revista Science Immunology, chega no momento em que 19 estados do Brasil passam por surtos de sarampo. Nos últimos 90 dias, 5.660 casos da doença foram confirmados e 14 óbitos. Mais de 90% dos casos estão concentrados em 192 municípios do estado de São Paulo. A única forma de interromper essa cadeia de transmissão e de prevenir contra o sarampo é por meio da vacinação.

Para que a vacina faça efeito no organismo da pessoa, é necessário tomar todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação: duas doses a partir de 12 meses a 29 anos e uma dose para a população de 30 a 49 anos. Atualmente, em virtude dos surtos de sarampo, há ainda a recomendação do Ministério da Saúde de aplicar uma dose extra, a chamada 'dose zero' em crianças de seis meses a menores de um ano. Esse público está mais suscetível a casos graves e óbitos. Das 14 mortes pela doença no Brasil, sete foram em menores de cinco anos de idade.

Combate às fake news contra a vacina

O movimento antivacina gera impacto negativo no esforço do país em combater a doença. As fake news são responsáveis por transmitirem informações erradas, colocando em dúvida a eficácia e efetividade das vacinas. Para combater a disseminação de informações falsas, o Ministério da Saúde disponibiliza um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens que tenha recebido para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640

Para ampliar e fortalecer a vacinação contra o vírus, o Ministério da Saúde realiza desde o dia 7 de outubro a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todo o país. A primeira fase da ação terminou no dia 25 de outubro e teve como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A meta de vacinar 95% do público foi atingida em crianças de 1 ano em quatorze estados do país.

A segunda fase da campanha será direcionada para jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação. A meta é vacinar 9,4 milhões de adultos jovens, estimativa feita pela pasta com base em estudo realizado pela OPAS e pelo Ministério da Saúde.

Para viabilizar a ação, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.


Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.