Topo

Para atletas, batata é combustível tão efetivo quanto géis de carboidrato

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

21/10/2019 16h37

Se você é atleta e fã dos géis de carboidrato, saiba que existe uma opção mais barata e natural que pode promover o mesmo efeito durante seus treinos.

De acordo com um estudofeito pela University of Illinois e publicado no Journal of Applied Physiology, o alimento é mais nutritivo e funciona tão bem quanto os suplementos industrializados para ajudar a manter a energia durante o exercício.

Como o estudo foi feito

  • Os cientistas recrutaram 12 ciclistas saudáveis e experientes no esporte - eles completavam uma média de 267 quilômetros por semana.
  • Para se qualificar para os testes, os ciclistas tiveram que atingir um limite específico de condicionamento aeróbico e completar um desafio de 120 minutos pedalando.
  • Os participantes foram aleatoriamente designados para uma das três estratégias seguintes durante os experimentos: consumiriam apenas água durante o treino, um gel de carboidrato comercialmente disponível ou uma quantidade equivalente de carboidratos vindas de batatas.
  • Os pesquisadores padronizaram o que o grupo comeu 24 horas antes de repetir o desafio de ciclismo de 120 minutos, onde os efeitos da alimentação seriam medidos.
  • Durante o exercício, a equipe mediu os níveis de glicemia, temperatura corporal, intensidade do exercício e os sintomas gastrointestinais dos participantes.
  • Os pesquisadores também mediram as concentrações de lactato, um marcador metabólico de exercício intenso, no sangue dos participantes.

Resultados

Os cientistas afirmaram que não encontraram diferenças entre o desempenho dos ciclistas que ingeriram carboidratos e os que ingeriram batatas — ambos tiveram resultados melhores do que aqueles que consumiram apenas água.

Aqueles que consomem batatas experimentaram significativamente mais inchaço gastrointestinal, dor e flatulência do que os outros grupos, no entanto. De acordo com os responsáveis pelo estudo, isso pode ser resultado do maior volume de batatas necessário para corresponder à glicose fornecida pelos géis.


Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.