PUBLICIDADE

Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Pergunte ao VivaBem

Comer feijão causa gases mesmo? Por quê?

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

14/05/2019 04h00

Sim, o feijão, assim como outras leguminosas (grão-de-bico, soja, ervilha e lentilha, por exemplo), provoca flatulência. A culpa está em um tipo de carboidrato chamado oligossacarídeo, presente em abundância nesses vegetais. O intestino delgado não tem as enzimas necessárias para digeri-lo completamente, então, ao chegar ao intestino grosso, o oligossacarídeo é fermentado por bactérias presentes na flora, levando à formação de gases como dióxido de carbono (CO2), hidrogênio (H2) e metano (CH4).

Além disso, as leguminosas possuem uma substância chamada fitato, um inibidor enzimático que dificulta o processo digestivo. Por estes motivos algumas pessoas mais sensíveis podem se queixar de inchaço e flatulência associados ao consumo de feijão.

Felizmente, você pode contornar o desconforto com uma prática simples. É só deixar o feijão de molho por 12 horas antes de cozinhá-lo. Na hora de colocar na panela, descarte a água do molho e cozinhe com uma água nova. Com esse processo, o grão se torna mais digerível e o fitato é eliminado, diminuindo as flatulências.

Se o seu problema for lembrar de deixar a leguminosa de molho, prefira fazer isso na sexta à noite, para prepará-lo no sábado de manhã. Assim, você tem feijão para a semana toda, já que ele pode ser congelado em pequenas porções.

Fontes: Antonia Miwa Iguti, professora do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia; Flávia de Conti, nutricionista.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Pergunte ao VivaBem