PUBLICIDADE

Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Pergunte ao VivaBem

Por que eu tenho dificuldade para engolir remédio?

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

05/02/2019 04h00

A dificuldade de engolir substâncias líquidas ou sólidas é chamada de disfagia. Além de não conseguir deglutir --no caso, uma pílula --, o indivíduo pode sentir náusea pela presença física do comprimido na garganta ou até pelo tamanho dele. Se você tem esse problema, pode ser uma questão psicológica. Mas, mesmo que o considere algo banal, é melhor ir ao médico, pois a condição pode ser um alerta de algo mais sério.

Existem dois tipos de disfagia: a orofaríngea (quando há dificuldade de engolir na parte inicial do processo digestivo, ou seja, da garganta à faringe) e a esofágica (quando o problema está na passagem da substância entre o esôfago e o estômago). O diagnóstico das doenças que causam a disfagia se baseia justamente em qual dos dois tipos a pessoa tem.

Quando é orofaríngea, a musculatura estriada, que é a mesma que reveste braços e pernas, que é afetada. Entre as doenças que a afetam estão a miastenia grave (doença causada por uma falha de comunicação entre os nervos e os músculos), o AVC e até a doença de Parkinson. Já a esofágica pode ser sinal de doenças como esclerodermia (enrijecimento crônico da pele e dos tecidos conjuntivos), hipotireoidismo, diabetes e doença de Chagas. Além disso, obstruções causadas por tumores benignos ou malignos e esofagites também podem impedir a deglutição.

Caso o problema seja psicológico, você pode pensar em soluções em casa para facilitar a deglutição. Só não triture ou dissolva o medicamento, pois isso pode comprometer sua eficácia.

Seja lá qual for o problema, é importante procurar um médico. O diagnóstico precoce (e preciso) pode tratar rapidamente uma doença grave ou simplesmente garantir que o remédio seja absorvido pelo organismo de forma adequada.

Fontes: Décio Chinzon, médico gastroenterologista e secretário-geral da FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologista); Ricardo Barbuti, gastroenterologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Pergunte ao VivaBem