Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ingerir spirulina ajuda a reduzir pressão arterial, diz estudo

tashka2000/iStock
Imagem: tashka2000/iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

04/01/2019 11h26

Por seu alto teor de proteínas, ferro e outros nutrientes, o uso da spirulina, uma biomassa de cianobactérias, como suplemento alimentar tem se tornado cada vez mais popular, o que levou pesquisadores a examinar seus possíveis benefícios para a saúde.

Pesquisas anteriores demonstraram que ela tem propriedades anti-inflamatórias, ajuda a controlar os níveis de glicose e lipídios no sangue, reduz os sintomas da rinite alérgica e até protege contra alguns tipos de câncer.

Agora, um estudo recente publicado no periódico Hypertension mostra que a spirulina também pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Para entender exatamente como ela como ele interage com os vasos sanguíneos para produzir esse benefício, os pesquisadores simularam os efeitos da digestão na spirulina. "Nós reproduzimos o que acontece no intestino humano depois de ingerir a substância", explica o principal autor do artigo, Albino Carrizzo.

Em seguida, os cientistas testaram a spirulina "digerida" em artérias de camundongos. Como o esperado, a spirulina causou relaxamento das artérias; um efeito mediado pelo óxido nítrico, que desempenha um papel vital na manutenção da pressão arterial saudável e cuja a falta pode ser a causa hipertensão.

A pesquisa ainda está em curso, mas os responsáveis esperam que, após testes mais extensos, a pesquisa possa resultar em benefícios que mudarão a realidade de pessoas que sofrem com pressão arterial alta. 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube