Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Uma única sessão de mindfulness reduz ansiedade por até uma semana

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

28/04/2018 04h00

A vida não está fácil e a ansiedade insiste em aparecer? Tente mindfulness. A técnica de meditação que visa a atenção plena é um promissor tratamento para ansiedade. Uma nova pesquisa mostrou que uma única sessão introdutória de mindfulness já traz benefícios psicológicos e fisiológicos.

“Os resultados do estudo mostram uma clara redução na ansiedade na primeira hora após a sessão de mindfulness. Além disso, os resultados preliminares sugeriram que a ansiedade tem uma redução significativa até uma semana após a sessão de meditação com atenção plena”, disse John Durocher, professor do departamento de ciências biológicas da Michigan Technological University, que participou do estudo.

Veja também:

Os cientistas esperam que a pesquisa ajude a complementar terapias contra a ansiedade.

Os participantes do estudo também mostraram redução dos sintomas do estresse mecânico nas artérias uma hora após a prática. Essa resposta é ótima para o nosso corpo, uma vez que a diminuição do estresse em órgãos como o cérebro e os rins ajuda na prevenção de quadros de pressão alta.

Meditação afasta ansiedade e pressão alta

Os pesquisadores recrutaram 14 participantes que tinham pressão arterial normal e altos níveis de ansiedade. Eles mediram fatores relacionados ao funcionamento cardiovascular, como frequência cardíaca, pressão especificamente na aorta, pressão arterial e rigidez arterial, antes e depois de uma sessão introdutória guiada de 60 minutos de meditação mindfulness.

Os resultados demonstraram que mesmo uma única intervenção breve pode produzir melhorias mensuráveis em pessoas com ansiedade. Pesquisadores disseram que a maioria dos participantes relatou continuar usando a atenção plena após a sessão inicial, e os escores de ansiedade foram reduzidos ainda mais uma semana depois. 

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube