Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Diabetes tipo 2 pode ser tratado apenas com a alimentação?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

30/01/2018 04h00

"Ouvi que o diabetes tipo 2 pode ser tratado por meio da alimentação. É verdade?"

A dieta faz parte do tratamento do diabetes, mas não só ela. É importante aliar a alimentação a exercícios e medicamentos antidiabéticos, dependendo do caso. Quem tem essa doença por causa da obesidade, por exemplo, o índice glicêmico costuma voltar ao normal assim que a pessoa emagrece.

Um estudo publicado no periódico The Lancet, em dezembro de 2017, mostra que o diabetes tipo 2 pode ser controlado apenas com a perda de peso e a adoção de estilo de vida saudável, dispensando o uso de medicamentos, inclusive. Na pesquisa, pacientes que perderam cerca de 10 kg em um ano, com uma dieta de pouquíssima caloria (composta por sopas e shakes), conseguiram atingir e manter a remissão da doença.

Leia também:

Ao perder gordura corporal, o indivíduo, aos poucos, também perde gordura visceral que leva à diminuição da intolerância à insulina e dos níveis de glicemia. A maneira ideal de reduzir o nível de açúcar no sangue e perder essa gordura é aliando dieta à atividade física. A união desses dois hábitos, inclusive, pode prevenir a doença.

Especialistas costumam recomendar aos diabéticos uma dieta saudável semelhante a de quem não tem a doença: equilibrada, de baixa caloria (em torno de 30 kcal por kg de peso) e com bastante fibras. A única diferença é que o diabético precisa se atentar ao consumo de carboidratos. Deve-se, também, evitar o consumo de açúcar, doces, alimentos à base de farinha branca, bem como de alimentos gordurosos e com muito sal.

Fontes: Laura Frontana, endocrinologista do HCor; Raquel Resende Silva, endocrinologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy