A Síndrome dos Ovários Policísticos só é tratada com anticoncepcional?
"Eu tenho SOP e minha ginecologista sugeriu que eu tomasse anticoncepcional para amenizar os sintomas. Esse é o único jeito de tratar o problema?"
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é a doença endócrina mais comum entre mulheres em idade reprodutiva. Por ser crônica, seu tratamento é sintomático e muda de acordo com cada paciente, mas não necessariamente deve ser feito com anticoncepcionais.
O primeiro e mais efetivo método para tratar a SOP é uma mudança de estilo de vida. Como o ganho significativo de peso piora a síndrome, alimentar-se bem e fazer atividades físicas revertem muitos dos sintomas.
Entretanto, dependendo do sintoma mais prevalente (que pode incluir alterações menstruais, aumento de pelos no rosto seios e abdômen, obesidade, acne e infertilidade), o médico pode indicar o uso de anéis vaginais, implantes cutâneos, indutores de ovulação ou medicamentos que controlam os possíveis causadores, como a resistência à insulina --estudos mostram que mulheres com SOP têm algum grau desse problema, e por essa razão os sensibilizadores de insulina como a metformina ou até a vitamina B são estratégias não-hormonais para tratamento da síndrome. Estatinas para controlar o colesterol elevado e procedimentos para reduzir o excesso de pelos também podem ser indicados.
Apesar de o anticoncepcional ser recomendado para regular a menstruação e os hormônios, mulheres que não pretendem usar a pílula por causa de seus efeitos colaterais podem optar por outros tratamentos, basta conversar com o médico e definir a melhor maneira de controlar os sintomas.
Fontes: Carlos Alberto Politano, membro da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia); Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.