Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Tenho infecção urinária com frequência. Por quê?

Gabriela Ingrid

Do UOL, em São Paulo

28/11/2017 04h25

"Há anos sofro com infecções urinárias periodicamente. Trato com antibiótico, mas sempre volta. Por que isso ocorre?"

Uma série de erros comuns causam esse desconforto. Por exemplo, não tomar muito líquido ao longo do dia ou segurar o xixi - isso atrapalha a auto-limpeza do sistema. Não tomar o antibiótico recomendado pelo médico durante o tempo prescrito também favorece a volta da infecção. Nos homens, a próstata aumentada é mais um fator de risco, assim como a menopausa nas mulheres.

A maioria dos casos ocorre por conta de uma queda da imunidade. E a infecção costuma acontecer por causa de estresse, ansiedade e cansaço no dia a dia. Claro, outras doenças também podem deixar as defesas abatidas. Portanto, você precisa descartar com seu médico problemas neurológicos e cálculos no trato urinário.

E saiba: a relação sexual aumenta as chances de infecção urinária especialmente nas mulheres. Afinal, toda a área do períneo é colonizada por bactérias do intestino. E, na hora da relação, elas acabam sendo empurradas para dentro do trato urinário. Aliás, por isso é uma boa fazer xixi logo depois do sexo, expulsando eventuais intrusas.

Por razão parecida, o intestino preso também está associado às infecções recorrentes. As fezes estagnadas na região final do intestino levam a uma proliferação de bactérias que, muito numerosas, acabam se espalhando pelo períneo e, de novo, invadindo o sistema urinário. Em todo caso, o melhor é procurar um médico para que ele faça exames e passe os remédios mais indicados.

Fontes: Fernando Tardelli, urologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, e José Antonio Longo, urologista do Hospital Israelita Albert Einstein, ambos em São Paulo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy