Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Especialista em ansiedade dá 5 dicas para aprender a lidar com o problema

Tem ansiedade? A gente te ajuda a tentar controlá-la - Getty Images
Tem ansiedade? A gente te ajuda a tentar controlá-la Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

25/11/2017 12h32

O Brasil é recordista mundial em pessoas com transtornos de ansiedade. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 9,3% da população brasileira sofre com o problema.

Em entrevista à revista americana “Women’s Health”, Chloe Brotheridge, autora do livro 'The Anxiety Solution' (“A Solução para Ansiedade”, em livre tradução”, deu cinco dicas para aprender a lidar com a ansiedade.

1. Distrair-se

"Não é uma solução a longo prazo, mas distrair-se ajuda a quebrar padrões de ansiedade", fala. A sugestão de Chloe é, assim que perceber pensamentos ansiosos, encontre rapidamente outra coisa para fazer, como conversar com um amigo, fazer exercício ou escrever.

2. Respire

"A respiração controlada suspende a ansiedade no cérebro, pois ativa o sistema nervoso parassimpático", explica Chloe. Ela recomenda que você respire, observando sua barriga enquanto ela se expande e contraí. Isso encoraja você a estar atento e a ideia é fazer isso até voltar a se sentir calmo.

A dica é sustentada por estudiosos da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford que comprovou que uma respiração lenta induz a tranquilidade.

Veja também:

3. Lembre-se: pensamentos não são fatos

"Só porque você acha algo, não significa que isso é verdade. Os pensamentos ansiosos são, muitas vezes, irracionais ou distorcidos”, explica Chloe. 

4. Anote seus sentimentos

Chloe sugere escrever um "fluxo de consciência". Isso significa permitir que seus pensamentos fluam em uma escrita não estruturada e não editada que reflete suas observações e seus sentimentos.

Isso não só ajuda você a colocar seus problemas e medos em perspectiva, mas o ato físico de escrever também afeta o subconsciente, trazendo sensação de bem-estar.

5. Responda seus pensamentos ansiosos

Chloe também sugere uma técnica da terapia cognitiva-comportamental que é anotar todas as suas ansiedades e depois pensar em uma "resposta racional" para elas. A ideia é recondicionar a mente para ver as coisas de forma mais racional.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy