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Dicas de um chef Michelin para uma vida saudável depois de ter perdido 76kg

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Imagem: BBC

18/03/2019 08h31

O britânico Tom Kerridge, chef de cozinha estrelado no guia Michelin, passou por uma transformação radical nos últimos anos: ele conseguiu perder 76 quilos dos 190 que chegou a pesar. Como ele fez isso?

Quando começou sua carreira, Kerridge investiu todo seu tempo e energia expandindo seus negócios de pubs gastronômicos, agraciados com estrelas do guia Michelin. Ele trabalhava cerca de 90 horas por semana - e amava essa rotina.

"A vida de um chef é rock'n'roll: você trabalha até tarde da noite e acorda cedo. Você praticamente desiste de dormir porque está ocupado demais trabalhando duro", diz.

Esse estilo de vida acelerado prejudicou muito a saúde de Kerridge. Sob pressão para manter suas duas estrelas de Michelin, Kerridge precisava lançar novos pratos e drinks - ele provava cada um deles todas as noites.

"Você não para à meia-noite e vai para casa dormir. Então o álcool virou uma parte importante na minha vida", diz Kerridge. Ele admite que "consumiu todas as coisas erradas nas horas erradas".

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"Eu não tinha respeito pelo que eu comia nem sobre o que estava fazendo com meu corpo", diz. Em seu aniversário de 40 anos, ele despertou para uma nova rotina.

"Eu pensei: 'se eu continuar do jeito que estou indo, não vou estar aqui nos próximos 40 anos'", diz Kerridge.

De um dia para o outro, ele parou de beber bebidas alcoólicas e ingerir alimentos ricos em açúcar e carboidratos. Ao longo de três anos, Kerridge perdeu 76 quilos - 40% de seu peso - e conseguiu manter seu peso saudável desde então.

Kerridge acredita que uma das coisas que o levaram a ganhar peso foi comer alimentos congelados ou pré-prontos durante as refeições.

É por isso que, em seu último livro, Fresh Start: How to Cook Amazing Food at Home (Novo começo: Como cozinhar uma comida surpreendente em casa, em tradução livre), ele incentiva as pessoas a voltar para a cozinha.

Abaixo, Tom Kerridge lista cinco dicas para uma alimentação mais saudável.

Dica 1 - Não se concentre na ideia de dieta de curto prazo
Escolha uma maneira de comer que combine com você, algo que seja permanente e que não funcione apenas por um curto prazo.

Muita gente pensa que dietas são sobre perder peso - atualmente, elas são mais sobre comer de forma saudável e sustentável.

Dica 2 - Mexa-se

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Faça exercícios quando você puder. E aproveite.

Passo de seis a quatro horas por semana na academia e na natação. Encontre algo que você goste de fazer e o faça com frequência.

Dica 3 - Cozinhe em casa e use ingredientes frescos
Volte para a cozinha e comece a brincar com a comida, use ingredientes frescos. Aproveite esses momentos.

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Todo mundo fala que tem pouco tempo para cozinhar, mas acho que é uma questão de prioridades. Você pode cozinhar uma quantidade maior e depois colocar no freezer.

Dica 4 - Envolva seus amigos e família

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Conte às pessoas que você quer ficar em forma e perder peso. Se elas são seus amigos de verdade, vão apoiá-lo, vão querer fazer parte da sua jornada.

Incentive seus filhos a fazer parte - não é apenas sobre você, e sim sobre a família.

Dica 5 - Use sua força de vontade para lutar contra a tentação
Você precisa usar sua força de vontade, e isso provavelmente é a parte mais difícil porque muitas vezes sua mente vai pedir "só" um pedaço de pizza ou um sorvete. Você precisa lutar contra isso.

Não importa o quão difícil é ir para a academia ou natação - depois que você fizer exercícios, vai se sentir muito bem.

Lutar contra tudo com força de vontade e se mantenha forte.

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