Topo

Verônica Laino

Shot matinal realmente funciona? Vale a pena incluir na rotina?

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

19/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Será que o shot matinal é realmente tudo isso que as pessoas dizem? Será que ele realmente faz bem para sua saúde? O shot matinal normalmente é consumido em jejum ao acordar, é preparado em um copo pequeno (aquele que usamos para tomar shot de tequila, por exemplo) e o objetivo é "acordar" seu organismo com uma bebida super concentrada de compostos fitoquímicos e bioativos. Eles são feitos normalmente com especiarias, raízes, frutas cítricas e praticamente não são diluídos em água.

Mas será que esses shots realmente têm propriedades interessantes? Existem receitas que prometem efeitos desintoxicantes, que eliminam as toxinas do corpo; os anti-inflamatórios, que prometem acelerar o metabolismo; e os mais famosos diante do quadro que estamos vivendo: os que melhoram a imunidade, afastando doenças.

A grande verdade é que o shot jamais vai substituir uma alimentação saudável. De nada adianta começar seu dia com ingredientes saudáveis e na hora do almoço ir a uma rede de fast food. O shot pode, sim, fazer parte de uma rotina de alimentação saudável, porém ele não é a peça chave desta rotina, afinal não existe comprovação científica que o shot sozinho consegue reverter doenças ou compensar a falta de nutrientes de uma dieta desequilibrada.

Um ponto importante a ressaltar é que os ingredientes adicionados ao shot não precisam estar concentrados e serem consumidos de estômago vazio para terem efeito. Até mesmo porque precisamos pensar na individualidade bioquímica de cada pessoa: o limão, por exemplo, que é muito adicionado aos shots, pode causar um desconforto abdominal em alguns. Isso não quer dizer que a pessoa não pode consumir limão e usufruir de seus benefícios. Talvez, para ela, o uso do limão seria mais indicado como tempero da salada, que inclusive é uma ótima opção, já que a vitamina C presente no limão melhora a absorção do ferro. O mineral é responsável por dar mais força e energia para nosso organismo graças ao aumento do transporte de oxigênio.

Por isso, o foco é tentar utilizar os ingredientes do shot no seu dia a dia. Se para você é mais fácil consumir no shot ao acordar, tudo bem, mas se for mais fácil incluir nas outras refeições, você terá os mesmos benefícios.

Dito isso, que tal olhar para os ingredientes mais usados e ver se você consegue incluir no dia a dia? Ou, se preferir, pode mesmo consumir na forma de shot durante a tarde, quando a disposição cai, para ajudar no ânimo.

Cúrcuma

Também conhecido é chamada de açafrão da terra. Para ela ter um bom poder anti-inflamatório, o ideal é que seja na versão padronizada em 95% de curcumina. Eu já fiz uma matéria explicando a diferença entre a cúrcuma do supermercado e a de lojas de produtos naturais, caso queira conhecer mais afundo, clique aqui.

A cúrcuma pode ser adicionada ao shot, mas também cai bem no ovo mexido, no suco, no feijão e misturado na farinha que colocamos por cima da comida. O ideal é adicioná-la sempre no final da preparação, pois o aquecimento pode reduzir suas propriedades.

Própolis

Produzido pelas abelhas, é conhecido pela capacidade antimicrobiana e bactericida. Eu particularmente prefiro consumir o própolis à noite, antes de dormir, pois melhora a qualidade do sono, ao estimular a produção de melatonina, além de agir como imunomodulador. Uma boa opção é preparar uma infusão de mulungu e adicionar de cinco a 10 gotas de própolis, consumindo 30 minutos antes de dormir preferencialmente morno.

Cítricos

Aqui entra principalmente o limão. Como citei lá em cima, ele pode ser usado na hora do almoço, para temperar a salada, com foco em aumentar a absorção de ferro. Outro uso é como um shot antes do jantar, para estimular a produção das enzimas digestivas e controlar a carga glicêmica, assim o jantar além de ser melhor digerido, vai ser absorvido de forma lenta e gradual. Para fazer o shot, basta espremer um limão em meio copo de água e tomar cinco minutos antes do jantar.

Gengibre

Tem grande ação anti-inflamatória e é ótimo para ser utilizado por pessoas que têm alguma dor articular ou que estão em processo de emagrecimento.

Você pode colocar rodelas de gengibre na sua garrafinha de água e ir consumindo ao longo do dia. Pode usar ele ralado fresco para fazer um chá no meio da tarde, ou ainda em pó no shot que pode ser consumido de manhã ou à tarde.