Topo

Verônica Laino

Chá diurético ou que ajuda a dormir? Veja 5 receitas benéficas para corpo

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

24/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Que tal utilizar ervas naturais para dar aquela forcinha no seu processo de emagrecimento? Ou então para ajudarem a dormir melhor? Os chás podem ser excelentes aliados da dieta e da saúde do corpo. Cada erva tem uma função e o ideal é escolher aquela que você está precisando mais no momento. Veja a seguir cinco tipos e receitas diferentes.

Chá gengibre - Getty Images - Getty Images
Chá de gengibre
Imagem: Getty Images

Termogênico

O primeiro chá é indicado para aquele organismo preguiçoso, que o resultado vem de forma muito lenta. O ideal é incluir a bebida no pré-treino, assim ela facilita a utilização da gordura como fonte de energia durante o treino.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela pequena, coloque 600 ml de água e leve ao fogo alto; espere levantar fervura e coloque uma colher (de sobremesa) de cravo, uma canela em pau, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos;
  2. Enquanto cozinha, pegue um pedaço de gengibre pequeno e, com uma colher, raspe toda a casca. Depois, corte a pontinha com uma faca e, na parte fina do ralador, rale até você conseguir o suficiente para uma colher de sobremesa;
  3. Depois que o cravo e a canela ferver por 10 minutos, desligue o fogo, coloque o gengibre ralado, tampe e deixe descansar por cinco minutos;
  4. Depois disso, pegue um bule, apoie uma peneira e coe todo o conteúdo da panela. É isso, seu chá está pronto. Você pode consumir ele quente ou jogar em um copo com gelo e consumir gelado. Depois de pronto, beba em até oito horas.
chá alecrim - Getty Images - Getty Images
Chá de alecrim
Imagem: Getty Images

Digestivo

Esse chá é indicado para aquelas pessoas que ficam com o estômago inchado após comer, com a sensação de que a comida está quase que parada no estômago —muitos chamam de estômago alto. A bebida vai ajudar na digestão, melhorando esse sintoma de estufamento estomacal. O ideal é consumir depois do almoço ou depois do jantar.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela pequena, coloque 500 ml de água e deixe no fogo alto até levantar fervura. Enquanto isso, em um potinho, coloque 1/3 de xícara (de chá) de folhas de hortelã e 1/3 de xícara (de chá) de folhas de alecrim. Macere bem por um minuto;
  2. Assim que a água ferver, desligue o fogo, coloque as folhas maceradas na panela, tampe e deixe descansar por 10 minutos;
  3. Depois disso, pegue um bule, apoie uma peneira, coe todo o conteúdo da panela e seu chá está pronto. Essa receita rende duas porções. Depois de pronto, consuma seu chá em até oito horas.
chá bigisco - iStock - iStock
Chá de hibisco
Imagem: iStock

Anticelulite

Tem muita gente que, mesmo fazendo dieta e exercício, ainda sofre muito com o aspecto da pele, principalmente com a celulite, que dá aquela textura de casca de laranja, principalmente nas pernas e bumbum. Se você se incomoda com essa textura, esse chá é ideal.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela pequena, coloque 500 ml de água e leve ao fogo alto até levantar fervura;
  2. Assim que a água ferver, desligue o fogo, coloque 1 colher (de sopa) de chá verde, 1 colher (de sopa) de chá de hibisco e misture bem com uma colher. Tampe e deixe descansar por cinco minutos;
  3. Pegue um bule, apoie uma peneira, coe todo o conteúdo da panela e o chá está pronto. Essa receita rende duas porções, o ideal é consumir uma no meio da manhã e outra no meio da tarde. Depois de pronto, consuma seu chá em até oito horas.
Chá de salsa - iStock - iStock
Chá de salsa
Imagem: iStock

Diurético

Se você é do tipo que chega em casa do trabalho e seus pés e tornozelos estão marcados da meia e sapatos, sente que as pernas estão inchadas e cansadas, este chá vai ajudar.

É muito comum pessoas que sofrem com inchaço não conseguirem ver bons resultados na balança, pois a retenção de líquidos causa uma oscilação no peso. Ao consumir esse chá no dia a dia, o inchaço vai reduzir e a oscilação na balança também.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela pequena, coloque 500 ml de água e leve ao fogo alto até levantar fervura;
  2. Em um potinho, coloque 1/3 de xícara (de chá) de folha de salsinha e macere bem por um minuto;
  3. Assim que a água ferver, desligue o fogo, coloque duas colheres (de sopa) de chá de cavalinha, a salsinha macerada e tampe. Deixe descansar por cinco minutos;
  4. Depois disso, pegue um bule, apoie uma peneira, coe todo o conteúdo da panela e o chá está pronto. Essa receita rende duas porções, o ideal é consumir uma no meio da manhã e outra no meio da tarde. Depois de pronto, consuma seu chá em até oito horas.
chá camomila - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Chá de camomila
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Bom sono

Uma coisa que muita gente não dá muita atenção é a qualidade do sono, mas você sabia que é à noite que temos a nossa maior produção hormonal? Uma noite mal dormida faz com que você aumente em 30% a produção da grelina, que é o hormônio que estimula nossa fome, e reduz em 20% a produção da leptina, que é o hormônio que nos dá sensação de saciedade.

O resultado disso é que você vai sentir mais fome no dia seguinte, atrapalhando o planejamento alimentar, já que não vai ter uma boa sensação de saciedade, independentemente do que ingerir.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela pequena, coloque 600 ml de água e leve ao fogo alto até ferver. Assim que a água ferver, coloque uma colher (de sopa) de chá de mulungu, misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos;
  2. Depois disso, desligue o fogo, acrescente uma colher (de sopa) de chá de camomila, misture bem, tampe e deixe descansar por 10 minutos;
  3. Em um bule, apoie uma peneira, coe todo o conteúdo da panela e seu chá estará pronto. Essa receita rende duas porções, o ideal é consumir uma assim que chegar do trabalho e outra 45 minutos antes de dormir.

Gestantes, quem está amamentando, hipertensos, pessoas com hipotireoidismo, problemas renais, gastrite, que usam anticoagulantes, anti-inflamatórios, antiagregante e aspirina, pacientes que usam lítio ou estão em tratamento com antibióticos, que usam insulina e pessoas que usam qualquer medicamento ou que têm qualquer tipo de patologia não devem fazer os chás antes de consultar um nutricionista e o médico com quem faz acompanhamento.