PUBLICIDADE

Topo

Paola Machado

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O que acontece com nosso corpo quando temos má postura?

Getty Images
Imagem: Getty Images
Conteúdo exclusivo para assinantes
Paola Machado

Paola Machado é formada em educação física, mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutora em ciências da saúde (foco em fisiopatologia da obesidade e fisiologia da nutrição) pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre exercícios, nutrição e saúde. CREF: 080213-G | SP

Colunista do UOL

15/09/2021 04h00

Com o home office e ficar mais em casa, é natural que as horas sentados aumentem cada vez mais. Na grande parte das vezes não damos muita atenção a nossa postura —a verdade é que podemos até iniciar o dia com a postura certinha e, com o passar do tempo vamos nos acomodando; ou mesmo damos atenção a ela com a idade ou o aparecimento de algumas dores e desconfortos.

O que sabemos é que uma postura inadequada pode desencadear desde dores crônicas no pescoço, nas costas e até nos pés a problemas respiratórios e desconfortos abdominais.

Alguns sinais pelo nosso corpo

  • Cabeça e pescoço: A postura inadequada tensiona os músculos da parte de trás da cabeça, pressionando os nervos, podendo desencadear dores. Um estudo publicado pela Surgical Technology International sobre problemas causados por olhar constantemente para o seu telefone ou tablet, descobriu que para cada centímetro que você inclina a cabeça para a frente, a quantidade de peso que ela coloca na ponta da sua espinha quase dobra. Suas articulações e músculos estão trabalhando mais do que o normal para compensar sua má postura, então você gasta mais energia e se cansa com mais facilidade, além de contribuir para um imenso desconforto.
  • Mandíbula: A postura anterior da cabeça exerce pressão sobre os músculos ao redor da articulação temporomandibular, o que pode causar dor e dificuldade para abrir a mandíbula. Um estudo publicado no Journal of Physical Therapy Science descobriu que corrigir a postura ajudou a resolver a dor da articulação temporomandibular.
  • Circulação: A má postura afeta o sistema circulatório do corpo, colocando pressão sobre os vasos sanguíneos. Como resultado, o sangue não consegue circular tão livremente pelo corpo, o que pode causar sensação de baixa energia e fadiga. Em geral, também pode fazer você se sentir cansado, pois suas articulações e músculos estão trabalhando mais do que o normal para compensar sua postura inadequada, então você gasta mais energia e se cansa com mais facilidade. Além disso, por conta da circulação comprometida, pode haver sintomas como formigamentos e parestesia.
  • Ombros: A postura inadequada pode levar a compressão prolongada gerando inflamação ou degeneração na região de estruturas do ombro, levando a Síndrome do Impacto do Ombro. Se não for tratada, pode causar uma ruptura real que pode causar dor intensa e fraqueza no ombro afetado. Um estudo do International Journal of Sports and Physical Therapy descobriu que pessoas com Síndrome do Impacto do Ombro eram significativamente mais propensas a ter uma postura inadequada do que aquelas sem a condição.
  • Costas: Uma coluna saudável tem suas curvas naturais e, quando você se senta ou fica em pé, ajuda a manter a forma dessas curvas. Mas se você se curvar, os músculos ao redor dessas curvas ficam tensos, o que pode causar dor. Se você tem músculos abdominais fracos o problema se torna ainda pior. Assim, toda a pressão --e dor-- concentra-se em sua coluna. Um estudo publicado no BMC Musculoskeletal Disorders com mais de 500 pessoas com dor crônica na coluna ou no ombro descobriu que quando eles se corrigiam a postura, os sintomas melhoravam.
  • Respiração: A postura inadequada --especialmente quando você está sentado-- comprime a área do tórax, o que significa que o diafragma não pode expandir totalmente. Um estudo publicado no Journal of Physical Therapy Science descobriu que a postura inadequada afetava a respiração, reduzindo a capacidade pulmonar.
  • Parte inferior do corpo: Quando você fica curvado, com uma postura inadequada, pode causar dores nos joelhos, pois causa tensão nas articulações, incluindo mau alinhamento do quadril. Também pode prejudicar o alinhamento do pé e do tornozelo, o que pode levar a doenças como a fascite plantar.

Algumas dicas que já colocamos - clique aqui para ler o texto na íntegra:

  1. Evite longos períodos sentados: Nosso corpo não foi feito para ficar muito tempo parado em uma mesma posição. Mesmo sentado com uma "postura correta", a falta de movimentação faz com que os músculos entrem em fadiga. É importante fazer pausas para se levantar, caminhar e alongar a cada 40 minutos de hora trabalhada.
  2. Faça exercícios regularmente: As diretrizes apontam que uma rotina de exercícios é a melhor forma de prevenir e tratar a dor nas costas. Aposte em atividades de fortalecimento da região do core (o conjunto de músculos que suporta pelve, abdômen, lombar e quadril), mas atenção: não realize os exercícios sozinho e sem orientação caso tenha dores nas costas. Procure sempre um profissional que possa orientar e corrigir os seus movimentos, já que exercícios mal feitos podem sobrecarregar a coluna e ainda aumentar o risco de lesão.
  3. Ajuste o seu ambiente de trabalho: Nada de deitar na cama ou no sofá para trabalhar. Essas posições podem até parecer confortáveis em um primeiro momento, mas além de predispor a lesões, elas reduzem a sua produtividade. Sim, as posturas inadequadas prejudicam a concentração e a capacidade de raciocínio. Organize uma mesa e uma cadeira para seu home office. Escolha uma cadeira confortável com apoio nas costas. Aposte em almofadas ou mesmo uma toalha enrolada servindo de apoio para a região da lombar, garantindo mais conforto e evitando o estresse na região. Caso ainda sinta desconfortos, você pode pedir auxílio e suporte de um profissional de fisioterapia para mais orientações de ergonomia.
  4. Durma bem: O estresse e preocupação podem levar a quadros de dores. Ter uma boa noite de sono melhora a capacidade do corpo de se recuperar e aumentar o limiar de dor. Evite levar as preocupações para cama, ajuste o ambiente e evite celular e televisão antes de se deitar.
  5. Ajustes ergonômicos durante a faxina: Até o momento de limpar a casa pode influenciar sua saúde! Assim como o ambiente de trabalho precisa de atenção, as posturas adotadas durante a faxina também precisam de cuidados. Ao limpar a casa você fica em posições que costumam ser agressivas para a coluna, além da carga que existe. A simples postura ao carregar um balde cheio de água ou ao varrer com cabo curto podem levar à tendência de inclinar a coluna para a frente. Uma dica importante: usar um cabo de vassoura mais comprido e flexionar os joelhos ao agachar para pegar algo pesado no chão.

Referências:

- ACE. Five Ways to Improve Posture and Mobility at the Office. Disponível em: https://www.acefitness.org/education-and-resources/lifestyle/blog/7101/five-ways-to-improve-posture-and-mobility-at-the-office/

- ACA. Maintaining Good Posture. Disponível em: https://www.acatoday.org/Patients/Health-Wellness-Information/Posture

- Orlando Health. Reversing Pain and Health Issues May be as Simple as Fixing Your Posture. Disponível em: http://oh.multimedia-newsroom.com/index.php/2019/10/09/reversing-pain-and-health-issues-may-be-as-simple-as-fixing-your-posture/

- Hansraj KK. Assessment of stresses in the cervical spine caused by posture and position of the head. Surg Technol Int. 2014 Nov;25:277-9. PMID: 25393825.

- Jaeger JO, Oakley PA, Moore RR, Ruggeroli EP, Harrison DE. Resolution of temporomandibular joint dysfunction (TMJD) by correcting a lateral head translation posture following previous failed traditional chiropractic therapy: a CBP® case report. J Phys Ther Sci. 2018;30(1):103-107. doi:10.1589/jpts.30.103

- Cramer H, Mehling WE, Saha FJ, Dobos G, Lauche R. Postural awareness and its relation to pain: validation of an innovative instrument measuring awareness of body posture in patients with chronic pain. BMC Musculoskelet Disord. 2018;19(1):109. Published 2018 Apr 6. doi:10.1186/s12891-018-2031-9

- Han J, Park S, Kim Y, Choi Y, Lyu H. Effects of forward head posture on forced vital capacity and respiratory muscles activity. J Phys Ther Sci. 2016;28(1):128-131. doi:10.1589/jpts.28.128

- Alizadehkhaiyat O, Roebuck MM, Makki AT, Frostick SP. POSTURAL ALTERATIONS IN PATIENTS WITH SUBACROMIAL IMPINGEMENT SYNDROME. Int J Sports Phys Ther. 2017;12(7):1111-1120. doi:10.26603/ijspt20171111