Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Pedalar queima muitas calorias, mas benefícios vão além da perda de peso

O ciclismo —ao ar livre ou indoor— é uma excelente atividade física, que pode ser praticada por quase todas as pessoas e traz muitos benefícios à saúde.

Geralmente, uma das coisas que mais atraem as pessoas a uma aula de spinning ou a um pedal na rua é o alto gasto calórico que o exercício proporciona: em uma hora, é possível queimar cerca de 400 a 700 calorias —ou até mais, pois isso depende muito da intensidade do treino.

Mas os benefícios do ciclismo vão muito além do gasto calórico e a perda de peso que isso pode gerar —lembre-se de que, para emagrecer, não basta apenas suar sobre a bike, é preciso ter uma boa alimentação.

A seguir, mostro algumas das coisas que fazem esse esporte ser tão bom para a saúde.

Aumento da resistência física: o ciclismo é uma atividade aeróbica, como a corrida e a natação. Por isso, promove uma melhoria do condicionamento cardiorrespiratório e faz com que você tenha mais fôlego durante o esporte e no dia a dia, para subir escadas, brincar com os filhos, fazer longas caminhadas etc.

Baixo impacto nas articulações: ao contrário de correr, pedalar é uma atividade de baixo impacto, o que significa menos estresse nos joelhos, nos tornozelos, no quadril e na coluna. Isso torna o ciclismo uma ótima opção para pessoas que têm problemas nas articulações ou estão com sobrepeso.

Fortalecimento muscular: o ciclismo trabalha principalmente os músculos das pernas, incluindo quadríceps, isquiotibiais, panturrilhas e glúteos, fortalecendo-os e aumentando a resistência muscular.

Melhoria da saúde cardiovascular: pedalar fortalece o sistema cardiovascular e melhora a saúde do coração e dos pulmões, contribuindo para reduzir o risco de problemas como hipertensão arterial, infarto, AVC e insuficiência cardíaca.

Protege do diabetes: como toda atividade aeróbica, o ciclismo ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue e reduz a resistência à insulina —fator que leva ao diabetes tipo 2.

Continua após a publicidade

Redução do estresse: exercícios aeróbicos como o ciclismo liberam endorfinas, neurotransmissores responsáveis por melhorar o humor e reduzir o estresse e a ansiedade.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes