Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Veja como treinar com progressão pode aumentar seus ganhos

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

18/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quantas vezes você exagerou numa carga de treino e ficou dias dolorido, com uma certa limitação de movimento ou até mesmo deu início a uma lesão? Se você não passou por isso, conhece alguém que já?

Muitas das dores, lesões ou limitações musculares são causadas pela falta de progressão nos treinos.

Em algumas metodologias de treinamento existe um passo a passo funcional para que aconteça ganhos graduais e seguros na jornada de treinamento físico em busca dos seus objetivos. É como se fosse a subida de uma escada, logo, se algum degrau não está no lugar, o risco de queda é maior.

A maioria das pessoas, quando pensa em resultados, logo faz uma relação de que precisa levantar mais peso, correr mais forte, passar mais tempo na academia. Mas estudos têm apontado que os maiores índices de lesões e dores são causados justamente por priorizar a carga antes de outros degraus.

Nessa escada, podemos chamar a subida dela de progressão, que é quando a base do treinamento começa com um trabalho de:

  1. Mobilidade:

    É uma capacidade articular necessária para que possamos executar movimentos totalmente funcionais. Isso significa que ela possibilita que as ações sejam realizadas sem dores, lesões ou desequilíbrios, aprendemos e executamos o movimento corretamente e usamos melhor os músculos, economizando energia e ganhando força.

  2. Estabilidade:

    Os movimentos de estabilidade evidenciam os desequilíbrios musculares. Nesse caso, cria-se a oportunidade de treinar mais consciência corporal, diminuindo os riscos de lesões. Nesse tipo de treino, o mais importante é a execução do movimento, não a carga ou número de repetições, uma vez que o foco é neutralizar movimentos indesejáveis e incorretos, gerando uma postura alinhada e correta. Quando os músculos são trabalhados de forma harmônica, o praticante conquista um movimento mais controlado, seguro e econômico. Os treinos de estabilidade contam com exercícios unilaterais para evitar os desiquilíbrios assimétricos.

  3. Movimento:

    A prioridade é a execução do movimento, é a ativação do musculo solicitado de forma consciente e intencional. Um treinamento eficaz requer, principalmente, consciência corporal para aprendermos a sentir quando a musculatura correta está sendo estimulada com a prática do exercício. Treinar o movimento correto antes de levantar peso, principalmente se você for iniciante, é a melhor alternativa para aumentar os ganhos e evitar lesões e outros problemas.

  4. Carga:

    É o que ajuda a entender o nível de esforço proposto, baseado na intensidade e duração de cada sessão de treino. Pode ser medida como carga cardiovascular, que mede a resposta cardíaca a uma sessão de treino. Ela mede o nível de esforço que aquele treino representa para o sistema cardiovascular. Outra medida é a muscular, que mede o nível de esforço que a sessão de treino provoca nos músculos.

Quando respeitada essa ordem de evolução no treinamento, os ganhos aumentam de forma significativa. Um dos fatores de evidência para isso é quanto tempo você conseguirá se manter se exercitando sem lesões ou limitações. Outro ponto é o quão funcional seu corpo se tornará e ganhos marginais surgirão.

Quando o caminho inverso é feito, podemos chamar de disfunção, ou seja, a carga vem em primeiro lugar no treinamento, o que é muito comum, pensar que só a sobrecarga trará os resultados desejados. O ponto é que pensando apenas em carga e gerando a disfunção, os próximos passos são as dores e lesões, o que fará com que você regrida no treinamento e se afaste dos treinos.