PUBLICIDADE

Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Você não treina regularmente por falta de disciplina ou de metas claras?

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro é formado em educação física e especializado em treinamento funcional. Atleta amador, já completou ultramaratonas e triatlos, e é também head coach da We Move Brasil, equipe de treino especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Colunista do VivaBem

01/11/2021 04h00

Quase metade da população brasileira é sedentária e a justificativa que muitos dão para isso é falta de disciplina. Será? Ultimamente, a palavra disciplina está em alta e parece ser algo obrigatório para tudo o que fazemos: desde a vida financeira e profissional até os cuidados com a saúde. Mas se ela é essencial em praticamente todas áreas, como é que alguém pode dizer que não tem disciplina?

Por isso repito a pergunta: será mesmo que o seu problema é mesmo a falta de disciplina? Ou será que você não sabe quais são seus objetivos reais, o que você realmente quer, e isso acaba afetando sua motivação e também a definição do que é prioridade na sua vida?

Quando eu falo sobre o que você realmente você quer, estou falando do quanto o objetivo (no treino ou qualquer outra área) tem sentindo para você e quão conectado ele está com você. Em qualquer jornada, se um objetivo não estiver claro para você e não for uma missão na qual você sente prazer em concretizar, após um curto tempo você estará gastando esforços para correr atrás de resultados que não o satisfarão —e aí acaba perdendo o foco, o desejo por lutar, a disposição, o que as pessoas resumem a: não tenho disciplina.

Provavelmente, isso tem gerado um looping de frustração na sua vida, distanciando-o de objetivos reais que farão você feliz. Talvez, seja por isso que você ainda não conseguiu se sentir alguém disciplinado e constante ao ponto de estar feliz com seus resultados.

Dicas práticas para definir objetivos claros

- Crie uma lista com, no mínimo, cinco grandes objetivos envolvendo o seu treino e outras áreas da vida que deseja conquistar algo;
- Revise os cinco objetivos e se imagine conquistando cada um deles, pense como você se sentirá ao conquistá-los;
- Se você não sentiu aquela explosão de emoções positiva, revise os cinco objetivos e veja quais deles realmente faz sentido para você;
- Imagine novamente como será sua satisfação ao atingir esses objetivos;
- Repita até ter uma lista somente com objetivos que realmente serão satisfatórios.

Quando você traz essa clareza para o seu dia a dia, fica mais interessante e fácil definir e executar as estratégias para alcançar seus objetivos.

O que faz a diferença na sua vida não é o que você sabe, mas sim o que você sente. Por que grande parte de nós sabe quais são os nossos maus hábitos e os prejuízos que eles geram, mas mesmo assim não conseguimos mudá-los.

Quando você se conecta ao sentimento de uma conquista, isso muda a jornada pela busca de resultados.

E a dica de ouro para você é: todos os dias, imagine-se conquistando seus objetivos, traga a existência do sentimento de como será quando você conseguir aquilo que deseja. Isso fortalecerá na sua mente o quanto é importante ser constante e disciplinado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL