Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que você não deve começar a treinar agora pensando só no próximo verão

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

11/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você já tentou recuperar nove meses em três, dois ou até mesmo em um mês? "Como assim Guerreiro?", você deve estar se perguntando.

Grande parte das pessoas desperta para o cuidado com o corpo no último trimestre do ano, depois de ficar nove meses sem fazer exercícios. Desde que entrei para a área da educação física, há 13 anos, vejo isso acontecendo em massa.

Em outubro, academias, estúdios de treinamento, parques, clubes e todos os locais de práticas esportivas começam a ficar lotados de pessoas desesperadas por mudanças, dispostas a fazer tudo para conseguir perder alguns quilos, definir o corpo ou ganhar muitos músculos. Conhece alguém assim?

"Mas tem algum problema em começar a treinar agora Guerreiro?"

Nenhum! Na verdade, nunca é tarde para começar, não é mesmo?

Mas a consciência que devemos desenvolver aqui é sobre estilo de vida saudável, levando uma vida equilibrada e com qualidade. Conceito que é destruído na maioria das vezes por essa compensação de em três meses de atividade a pessoa querer fazer tudo que não fez nos outros nove meses do ano.

A busca por mudança se torna uma punição, que traz sofrimento e frustração. E esse é um dos principais motivos de pessoas colocarem em suas resoluções de final que desejam "ser fitness" e, quando voltam para a realidade, isso dura pouco tempo.

Começar a treinar agora para estar "em forma" para o verão é fazer a coisa certa pela motivação errada. Sim, é importante demais para a saúde se exercitar e todas as pessoas sedentárias deveriam começar a fazer isso já. Porém, com essa motivação de correr atrás do "tempo perdido" e alcançar resultados rápidos, é mais fácil você se frustrar e depois se afastar ainda mais dos exercícios do que conseguir alcançar esse objetivo de mudar o shape em três meses.

Isso porque, após três meses de um grande esforço sem o resultado esperado, você vai desanimar da atividade física e ficar mais nove meses parado, até faltar três meses para o fim do próximo ano.

Já viu esse filme antes?

Como falei, não tem problema nenhum começar a treinar agora. Mas respeite seus limites, tenha metas relativas. Não pense em fazer exercícios só para entrar em forma até o fim do ano. Pense em treinar para criar um hábito saudável para a vida inteira.

Quero encorajar você a se dedicar ao máximo nessa determinação de começar a fazer atividade física agora e conquistar seus objetivos. Mas também quero lembrá-lo de que sua vida não para em dezembro de 2021. Sua vida continuará em 2022 e você terá muito tempo para cuidar da saúde e da longevidade. Essa deve ser sua motivação quando for treinar.

Não se limite aos resultados para esse final de ano, expanda sua consciência para um estilo de vida saudável. Procure um lugar para treinar, encontre uma nutricionista para ajustar sua alimentação. Faça tudo o que deve ser feito, só não se desespere. Aproveite a jornada, construa um relacionamento saudável com seu corpo, coloque objetivos, metas que vão além da balança e você perceberá muito mais motivação e disciplina surgindo naturalmente em você.