PUBLICIDADE

Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

3 passos para organizar suas tarefas e tomar decisões importantes

iStock
Imagem: iStock
Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro é formado em educação física e especializado em treinamento funcional. Atleta amador, já completou ultramaratonas e triatlos, e é também head coach da We Move Brasil, equipe de treino especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Colunista do VivaBem

19/06/2021 04h00

Na época da escola, eu me lembro que era desesperador ouvir a música de abertura do Fantástico, que sinaliza que o final de semana está acabando, e me dar conta de que não tinha feito o trabalho que deveria entregar na aula de segunda-feira.

Por mais que você tenha sido um aluno exemplar e nunca procrastinou para fazer o dever de casa, se puxar na memória, provavelmente vai se lembrar de algumas atividades que deixou para depois e até agora não fez. Sim, em muitos casos, só executamos certas tarefas aos 45 do segundo tempo, quando alguém nos cobra.

Um dos maiores prejuízos de viver assim é que você não consegue produzir o seu melhor, por sempre estar atrasado e correndo contra o tempo. Além disso, você tem de sacrificar seu tempo livre para conseguir fazer o que deve ser feito.

Vamos aos passos práticos para você conquistar excelência e liberdade de tempo?

1 - O QUE VOCÊ DEVE FOCAR

- Ter objetivos claros em sua mente ajudará a não desperdiçar energia com distrações.

- Faça uma lista com seus compromissos, dos mais importantes até os mais simples. O seu treino se inclui nessa lista. O objetivo dessa lista é dar o poder de escolha sobre como e quando você realizará cada atividade.

- Também faça uma lista das suas atividades atrasadas, compromissos adiados, livros não lidos, ligações que não foram feitas, o treino que não começou. Estabeleça como e quando fará.

2 - O QUE SIGNIFICA PARA VOCÊ

- Trabalhar o significado das atividades na sua vida determinará a importância de cada uma delas, quando você sabe o porquê de cada compromisso na sua vida, desenvolve um senso de prioridades.

- Além disso, esse significado clareará a sua visão para o futuro, sabendo que mesmo sem a vontade necessária de fazer algo no momento, realizar a tarefa o levará a bons resultados lá na frente.

- Visite a lista que fez e resinifique tudo o que escreveu lá.

3 - COMO FAZER

- Para otimizar seu tempo e aumentar sua excelência, boas estratégias de execução são essenciais. Quando você sabe o que fazer e qual a importância, o último passo é definir a estratégia. Nesse momento, decisões importantes devem ser tomadas. Para você conseguir concluir suas atividades, terá de preparar o ambiente, dizer não para algumas coisas e até mesmo para pessoas que possam o distrair.

Talvez com a estratégia certa o que demanda horas de você pode ser feito em minutos se estiver focado nisso.

As decisões que você tomar hoje o levarão para os próximos anos da vida, isso é inevitável... Se você tem vivido debaixo da frase "Depois eu faço", tome muito cuidado, isso pode comprometer seu sucesso, aplique os três passos práticos e destrave seus resultados positivos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL