Topo

Fernando Guerreiro

Lei da compensação: qualquer resultado depende do quanto você entrega

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

02/01/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Todo mundo que pratica exercícios tem um objetivo: definir o corpo, emagrecer, ganhar músculos, correr mais rápido, melhorar no futebol, fazer uma prova de triatlo, ser mais saudável... Mas nem todos conseguem alcançar esses objetivos com o treino. Por que será?

Uma coisa muito importante que devemos compreender é que no treino e em quase todas áreas da vida a gente recebe o que entrega. É o princípio da compensação, que demonstra que cada pessoa é compensada da mesma forma por aquilo que ela contribui. É algo como a lei da semeadura e da colheita, sempre somos compensados pelos esforços e contribuições, sejam grandes, sejam pequenos.

O princípio da compensação ensina que se você quiser aumentar os seus resultados você deve aumentar também a intensidade da sua contribuição. Os resultados que você tem hoje são uma compensação pelo que você fez no passado. Você nunca será compensado em longo prazo por mais do que você fez por merecer agora.

Para que você possa ser compensado de maneira extravagante é necessário que a sua mente seja preenchida de sucesso, a sua atitude mental (é a qualidade da mente que dá poder a seus planos e pensamentos) deve ser positiva, os seus sentimentos são resultados das coisas que você coloca na sua mente. Logo, se você preencher a sua mente com pensamentos conectados aos ideais de sucesso, de progresso e de felicidade, você será compensado por experiências positivas em tudo que você fizer.

Para que você consiga resultados sustentáveis e extraordinários é necessário que você tenha o hábito de ir além e fazer mais do que você é pago para fazer —ou do que você está acostumado a fazer. Procure sempre oportunidades para superar as expectativas.

Um exercício legal para você fazer é: faça anotações diárias de atitudes que você deve começar a ter que vão além do que você estava fazendo, de acordo com os seus desejos de construção de resultados extraordinários.

Outro exercício interessante é: medite constantemente para se conectar com formas de aumentar a vantagem sobre as oportunidades que você tem, em tudo o que você faz procure uma chance de ir além, como treinar melhor, se alimentar melhor, estudar mais, visando obter resultados extraordinários.

Faça isso diariamente se conectando com seu potencial máximo, vá além do que seu cérebro diz que é possível e busque os resultados que são ideias para você.