PUBLICIDADE

Topo

Taise Spolti

Não sabe como consumir repolho? Aprenda uma salada para nunca mais errar

Caio Cezar
Imagem: Caio Cezar
Conteúdo exclusivo para assinantes
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

01/07/2021 04h00

Repolho é um item quase indispensável na minha cozinha, já que dá para fazer tantas receitas legais e saborosas com ele. Mas pelo que eu noto, muitas pessoas poderiam estar consumindo mais o repolho (tanto o verde como o roxo), porém não o fazem pelo simples fato de não saber como compor ele em uma refeição.

Já ensinei aqui repolho grelhado, que fica delicioso e pode substituir muito bem outras fontes alimentares, para quem está e dieta lowcarb ou cetogênica, pois oferece muito volume e é fonte e fibras, e também está relacionado à redução do apetite.

Para a versão de hoje, quero trazer um jeito rápido e simples, porém riquíssimo de sabor e textura, para a sua mesa. Uma versão de salada bem crocante com um molho de iogurte rápido, mas você pode trocar o iogurte por pasta de tofu, creme de ricota, queijo cottage.

Ingredientes

  • 1/2 repolho roxo (fique a vontade para fazer meio a meio com o verde, vai ficar lindo)
  • 1 potinho de iogurte natural integral (aquele com aproximadamente 200 g)
  • 1 colher (de sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (de sobremesa) de uva-passa
  • 1 colher (de chá) rasa de pimenta preta moída na hora
  • 1 pitada de sal
  • 10 folhas de manjericão fresco picado
  • 1 raminho de tomilho fresco (folhas)
  • Sumo de meio limão --pode substituir por 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã
  • Opcional: 1 colher (de sopa) de alcaparras drenadas

Modo de preparo

  1. Primeiro higienize bem o repolho e corte-o em tiras médias, para manter a crocância dele. Caso você prefira ele mais fininho, não ficará tão crocante assim, mas o sabor não muda, ok?
  2. Coloque-o em uma tigela de servir e reserve na geladeira --quando mais geladinho, mais crocante;
  3. Em um outro recipiente, misture todos os ingredientes, coloque as folhas picadas de manjeiricão, o iogurte, o azeite, o suco de limão, o tomilho picadinho, as alcaparras e as uvas-passas (pode cortá-las para diminuir o tamanho). Deixe bem cremoso e consistente;
  4. Retire o repolho da geladeira e disponha o molho por cima. Sirva-o com um fio de azeite a mais por cima.