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Quinoa doce: aprenda versão funcional do arroz doce peruano

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Imagem: iStock
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

12/07/2020 04h00

Essa receita é peruana, já que o país é um dos maiores produtores do grão no mundo. A quinoa ficou conhecida por ser um dos poucos vegetais ricos em proteínas, que possui os aminoácidos essenciais ao organismo, além de não ter glúten e ter boas concentrações de fibras, carboidratos e minerais importantes para o corpo.

Obviamente que ela está inserida hoje na alimentação de todo mundo, pois o acesso a ela foi ficando cada vez mais fácil. Hoje em dia encontramos em todos os supermercados, feirinhas e casas de produtos naturais, e bem mais acessível que a anos atrás, onde seu preço era bem alto.

Uma receita tão queridinha como o arroz doce recebeu essa variação de quinoa doce por um chef peruano, e é óbvio que eu a adaptei com as devidas substituições para que ela fique ainda mais saudável, e cá entre nós, UMA DELÍCIA! Liberado para crianças, adolescentes, celíacos, intolerantes a lactose... Todo mundo vai adorar.

Ingredientes

  • 1 xícara de quinoa
  • 3 xícaras de leite vegetal (use amêndoas, coco ou castanhas, pois o de arroz ou aveia são mais ralos)
  • 1/2 xícara de açúcar de coco OU mascavo OU adoçante natural xilitol
  • 1 pau de canela pequeno
  • 1 colher (chá) de raspas de limão siciliano (opcional)
  • 3 gemas

Modo de preparo

  1. Coloque a quinoa para cozinhar em fogo médio com o leite vegetal, acrescente a raspa de limão e a canela em pau.
  2. Em uma vasilha pequena, misture bem as gemas e o açúcar (ou xilitol) até formar um creme liso mas não volumoso.
  3. Após 15 a 20 minutos de cozimento a quinoa estará pronta, baixe o fogo e acrescente a gemada, mexendo bem com uma espátula. Deixe mais 7 a 8 minutos no fogo para cozinhar bem as gemas e então desligue o fogo.
  4. Leve o creme para uma vasilha para esfriar fora da geladeira e coma ainda morno, com um pouco de canela e raspa de limão por cima, ou então leve para a geladeira e deixe ele esfriar bem para comer geladinho com frutas.