Topo

Adriana Miranda

Como me preparo para as festas de fim de ano mantendo a forma

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do UOL

18/12/2019 04h00

Quem aqui já está se preparando para a virada do ano? Apesar do corre-corre típico, é importante encontrarmos um momento para desacelerar e avaliar como podemos ser ainda melhores no ano que se inicia. Eu procuro sempre fazer isso no mês de dezembro.

Nesta época de festas e férias, uma das minhas grandes preocupações é como manter minha forma física, conquistada (com muito suor!) durante todo o ano.

Por isso, vou compartilhar aqui com vocês algumas dicas práticas que funcionam para mim, além de alguns pensamentos e reflexões que andam sempre comigo nesta época.

E, quem sabe, posso te inspirar a também colocá-los em prática:

1. O período de festas de final de ano é pontual, ou seja, vai passar!

Adriana Miranda na praia 2 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

O que quero dizer com isso? Que não é preciso ficar com peso na consciência contando todas as calorias e super preocupado com o que vai comer ou beber. Basta ter bom senso sem exagerar, achando que o mundo vai acabar e essa é a última grande refeição da sua vida.

Afinal, falando em festas de fim de ano, quem resiste aos pratos tradicionais desta época? Não esquecer desse lema me ajuda tanto na saúde física como na saúde mental.

2. Aproveite para experimentar novos sabores e cores

Não deixo de comer de 3 em 3 horas, bebo muita água e adoro diversos tipos de chás, como comentei por aqui. Uma das minhas dicas é investir nos chás gelados para o verão.

Mantendo isso em mente, busco conhecer novos paladares, combinações, sabores e aromas para me deixar ainda mais motivada para o ano que vai chegar.

3. Explore novas atividades físicas ao ar livre

Aproveito o sol do verão para fazer caminhadas ou exercícios ao ar livre. Me programo para ficar um dia sem utilizar o carro ou andar de bicicleta.

Uma outra ideia que gosto muito é visitar algum parque, explorar os bairros da cidade e apostar na vitamina D, a vitamina do sol. Não se esqueça de usar o protetor solar e se hidratar muito bem, sair ao ar livre é muito convidativo para todas as idades e ocasiões.

4. Curta muito as festas de final de ano à sua maneira!

Permito-me comemorar o fim de mais um ano! Seja com amigos, familiares, fazendo uma viagem ou simplesmente desacelerando. Agradeço pelos dias que vivi, brindo as minhas conquistas e os meus aprendizados. Acredito que todos merecemos.

*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 63 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.