Topo

Dias de caos com superlotação de estação de esqui e três mortes no Colorado

Vídeo divulgado em rede social mostra a superlotação em estação de esqui em Vail, nos EUA - Reprodução
Vídeo divulgado em rede social mostra a superlotação em estação de esqui em Vail, nos EUA Imagem: Reprodução

Do UOL

20/02/2020 13h21

Vail é uma cidadezinha de cerca de 6 mil habitantes considerada um dos lugares mais procurados por esquiadores nos Estados Unidos. Há dois finais de semana, a estação de esqui no estado de Colorado vem sofrendo efeitos desastrosos com a superlotação de turistas.

No último dia 13, uma morte foi registrada no teleférico da estação. Perto dali, no Condado de Eagle, outras duas mortes ocorreram por soterramento após uma avalanche no dia 16 de fevereiro.

As fotos e vídeos de quem visitou Vail local nos últimos dias e registrou o caso são impressionantes. As filas para pegar os teleféricos ficaram quilométricas e os internautas chegaram a chamar o episódio de "Apocalipse do teleférico" nas redes sociais.

"Situação perigosa", disse um dos esquiadores sobre a aglomeração em Vail:

Neste vídeo, é possível perceber o descontentamento dos esquiadores que vaiam enquanto aguardam o transporte em uma fila descomunal:

O caos em fevereiro

A superlotação aconteceu depois que uma neve abundante caiu no estado de Colorado, atraindo ainda mais apaixonados pela prática de esqui. Além disso, a venda desenfreada de tíquetes de diversas empresas ocasionou a multidão de esquiadores.

O passe diário para a estação de esqui custa R$ 915 e o passe ilimitado para a temporada de inverno em Vail é de R$ 4.245. Segundo a gerente de operação em Vail, Beth Howard, houve uma falha técnica no controle de vendas de ingressos para o local. "Poderíamos ter feito um trabalho melhor antecipando essas situações [de superlotação] e comunicado aos nossos visitantes", disse em entrevista ao jornal The Aspen Times.

Ela explica que eles estão tomando providências para fazer mudanças no aplicativo para que o programa mostre o tempo da fila de espera aos teleféricos.

Vista da fila de esquiadores para o teleférico em estação de esqui em Vail, no Colorado, nos Estados Unidos - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Vista da fila de esquiadores para o teleférico em estação de esqui em Vail, no Colorado, nos Estados Unidos
Imagem: Reprodução/Twitter

Segundo o Vail Daily, a primeira morte aconteceu no dia 13 de fevereiro com um homem de 46 anos que caiu de um assento desencaixado e foi asfixiado pela blusa que ficou presa no carrinho. Ele despencou pela abertura da cadeira dobrável que foi deixada na posição vertical. Depois do incidente, o teleférico foi fechado por 24 horas e reaberto com condições normalizadas no dia seguinte. O caso está sendo investigado.

As outras duas mortes ocorreram no dia 16 de fevereiro, quando uma avalanche soterrou dois homens que estavam passeando de snow bike no Condado de Eagle, a 24 quilômetros de Vail. De acordo com o Vail Daily, outro passageiro foi parcialmente soterrado, mas conseguiu se libertar e pedir ajuda.