Topo

Aluguel de residência ou hotel? Qual é a melhor hospedagem para as férias

Hotel ou residência: qual a hospedagem ideal para a sua próxima viagem? - Roberto Nickson/Unsplash
Hotel ou residência: qual a hospedagem ideal para a sua próxima viagem? Imagem: Roberto Nickson/Unsplash

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

16/12/2019 04h00

Plataformas de aluguel de residências como Airbnb e AlugueTemporada chegaram com tudo no mercado do turismo: hoje, a primeira oferece mais de 7 milhões de opções de hospedagem em 191 países, enquanto a segunda reúne mais de 2 milhões de imóveis em 180 nações do globo.

A indústria hoteleira, entretanto, continua firme e forte na disputa pela preferência dos turistas: grandes redes não param de abrir novos estabelecimentos por todo o planeta.

As experiências dos dois tipos de hospedagem, porém, são bem diferentes. Saiba qual destes tipos de estadia mais combina com você e planeje sua próxima viagem.

Vantagens do aluguel de residências

Ter uma "casa longe de casa" é uma das vantagens em alugar um imóvel - Rūta Celma/Unsplash - Rūta Celma/Unsplash
Ter uma "casa longe de casa" é uma das vantagens em alugar um imóvel
Imagem: Rūta Celma/Unsplash

Conforto caseiro

Segundo o Airbnb, uma de suas missões é fazer com que as pessoas se sintam em casa em qualquer lugar do mundo, "de uma família que precisa de uma casa grande inteira para as férias até executivos que viajam a trabalho e preferem um ficar apartamento pequeno", diz Sarah Galvão, gerente de marketing da plataforma.

Já Georgia Barcellos, do AlugueTemporada, aponta também como benefício ter controle da sua rotina ainda que fora de casa, como tomar o café da manhã a qualquer hora, preparar comida em uma cozinha própria e não ter que dividir os espaços comuns com outros hóspedes.

Variedade de residências

Em ambos os serviços, é possível encontrar casas, apartamentos, mansões, barcos e até castelos ou apenas um quarto dentro de uma propriedade.

Além disso, filtros permitem encontrar as residências que mais tenham a ver com as necessidades dos viajantes, com cozinha, máquina de lavar, piscina, berço ou que aceitem pets - caso de alguns hotéis, mas bem menos frequente.

O aluguel de residências possibilita levar grupos grandes para as viagens - Eric Nopanen/Unsplash - Eric Nopanen/Unsplash
O aluguel de residências possibilita levar grupos grandes para as viagens
Imagem: Eric Nopanen/Unsplash

A viagem é para a família toda ou um grupo maior de amigos? Ao contrário dos hotéis, nessas plataformas é possível encontrar imóveis que podem receber mais de 15 pessoas.

Atendimento mais pessoal

Via de regra, você irá falar diretamente com o dono do imóvel.

Diferente da formalidade dos hotéis, quem melhor que um morador local para dar dicas de passeios mais originais, como um restaurante delicioso que não é mencionado nos guias de viagem ou uma baladinha animada que só os nativos frequentam?

O anfitrião pode dar boas dicas do que visitar e tornar sua viagem mais especial - Karina Carvalho/Unsplash - Karina Carvalho/Unsplash
O anfitrião pode dar boas dicas do que visitar e tornar sua viagem mais especial
Imagem: Karina Carvalho/Unsplash

Experiência de viagem mais autêntica

Ficar em um imóvel destes serviços também pode tornar o turista praticamente um local. Sem os serviços de um hotel, ele se verá obrigado a ir no mercadinho da esquina e até interagir com a vizinhança.

Vantagens dos hotéis

Serviços profissionais são uma grande vantagem de quem procura hotéis - Proxyclick Visitor Management System/Unsplash - Proxyclick Visitor Management System/Unsplash
Serviços profissionais são uma grande vantagem de quem procura hotéis
Imagem: Proxyclick Visitor Management System/Unsplash

Atendimento profissional

Os donos das residências podem até proporcionar um bom serviço para os hóspedes, mas vale lembrar que eles não têm o mesmo profissionalismo da indústria hoteleira.

Cancelamento abrupto da estadia, por exemplo, dificilmente aconteceria em um hotel de qualidade, mas a não é uma situação incomum para quem busca alugar um imóvel por temporada.

Infraestrutura e serviços mais completos

Em estabelecimentos hoteleiros e resorts de qualidade, é mais fácil encontrar espaços de lazer e bem-estar com piscinas, sauna e quadras esportivas.

Para Cincinato Lui Cordeiro, da rede Slaviero, hotéis também oferecem "um leque mais completo de serviços, que inclui limpeza diárias dos quartos, portaria, recepção, concierge e café da manhã".

Infraestrutura e serviços dos hotéis pesam na hora de optar por um tipo de hospedagem - Alev Takil/Unsplash - Alev Takil/Unsplash
Infraestrutura e serviços dos hotéis pesam na hora de optar por um tipo de hospedagem
Imagem: Alev Takil/Unsplash

Geralmente, os hóspedes das residências das plataformas de aluguel pagam uma taxa de limpeza do imóvel, mas este serviço só costuma ser realizado depois do check-out. Ou seja: a limpeza do dia a dia, provavelmente, terá que ser realizada por você mesmo.

Segurança e praticidade

Kelly Merryfield, do Trump Hotel New York (Estados Unidos), reforça a segurança 24 horas que os grandes hotéis oferecem e lembra outras facilidades, como espaço para deixar a bagagem depois do check-out.

Em contrapartida, o Airbnb diz que "tem uma série de processos e ferramentas de segurança para garantir uma experiência de viagem positiva para todos os envolvidos, como o cadastro detalhado de hóspedes, anfitriões e acomodações, e o sistema de comentários em que hóspedes e anfitriões se avaliam".

Comodidade

Hotéis também podem ser uma boa opção para quem é adepto do mínimo esforço na hora de planejar e realizar passeios pelo destino visitado.

Em lugares muito turísticos, diversos estabelecimentos hoteleiros costumam organizar transporte ou tours guiados para atrativos locais.

Entre as comodidades dos hotéis, estão as opções de tours e mais atividades para hóspedes - Janis Oppliger/Unsplash - Janis Oppliger/Unsplash
Entre as comodidades dos hotéis, estão as opções de tours e mais atividades para hóspedes
Imagem: Janis Oppliger/Unsplash

Em Orlando (EUA), por exemplo, há hotéis que levam seus hóspedes para os parques de diversão. Já em Cancún (México) e Punta Cana (República Dominicana), é possível contratar, dentro dos próprios resorts, excursões para praias e outros cartões-postais.

Pesquise antes de fazer qualquer reserva

Qualquer que seja a opção de hospedagem, as avaliações de outros viajantes sobre estas hospedagens é uma grata aliada na hora de planejar uma viagem.

No caso das residências de aluguel turístico, esta pesquisa é feita dentro das próprias plataformas. No Airbnb, por exemplo, cada anúncio de imóvel vem acompanhado pelas opinião de pessoas que já se hospedaram no local, dando pareceres sobre quesitos como limpeza, localização e atendimento do proprietário.

E, no caso dos hotéis, a pesquisa pode ser realizada no site TripAdvisor, que reúne milhões de avaliações, dadas por turistas, sobre estabelecimentos hoteleiros do mundo inteiro.