Topo

106 anos de Pão de Açúcar: atração é única com Selo Verde na América Latina

Alexandre Macieira/Riotur
Imagem: Alexandre Macieira/Riotur

Do UOL

23/10/2018 17h27

O Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, comemora 106 anos em outubro sendo a única atração turística da América Latina reconhecida com o Selo Verde da ABNT.  

O rótulo, que foi renovado neste ano depois de inúmeros testes, reconhece que o primeiro teleférico do Brasil, inaugurado em 1912, respeita as políticas ambientais e causa pouco ou nenhum impacto na natureza. 

Veja também

Para evitar danos à natureza, o complexo utiliza energia renovável e transforma boa parte de seus resíduos sólidos em adubo e compostagem.

Em 2017, por exemplo, mais de 60 toneladas de lixo retornaram desta forma à natureza, ajudando a enriquecer a flora dos dois morros por onde passam o bondinho: o da Urca e o Pão de Açúcar. 

“Estamos baseados em uma área de conservação e entendemos a importância de cuidar e devolver à natureza todo o bem que ela nos traz. Dar visibilidade a esse tema é papel de todos nós”, diz Roberta Pena, engenheira ambiental do Bondinho.

Para marcar o aniversário do local, durante todo o mês de outubro, o Morro da Urca vai expos uma série de fotografias contando a história do teleférico no Brasil e em outros países emergentes.