Topo

Balada


8 lugares veganos em São Paulo para você conhecer

Luiza Vieira

Colaboração para Urban Taste, em São Paulo

02/08/2019 18h00

Na mesa do bar ou no almoço em família... deixar escapar que o vegano só come folha é uma frase pronta mais do que ultrapassada. Cores, sabores, texturas e inúmeros ingredientes compõem a rica dieta vegana, que conquista cada vez mais adeptos, simpatizantes e curiosos.

Veja também:

Pizzas de fermentação lenta são melhores? Entenda a diferença
Saudável e saborosa: conheça a culinária vietnamita sem sair de São Paulo
6 patrimônios tombados e públicos para conhecer em SP

A busca pelo termo 'hambúrguer vegano', por exemplo, cresceu 78% entre os brasileiros nos últimos três anos. A Violife, marca de queijos veganos premiada mundialmente, acaba de anunciar sua linha de origem 100% vegetal no Brasil. Não há - ainda - uma estatística que mensure o veganismo no país, mas, em abril de 2018, 14% da população se declarou vegetariana ao Ibope Inteligência - o número representa quase 30 milhões de brasileiros, maior que a população total de Austrália e Nova Zelândia.

Tendência? Não, o vegano chegou para ficar, e selecionamos endereços em São Paulo para tirar a prova.

Casa Raw

Na zona oeste, a Casa Raw já é ponto queridinho dos moradores de Perdizes e arredores. Misto de restaurante, casa de sucos, cafeteria e empório de produtos artesanais, orgânicos, veganos e sem glúten, abre diariamente do café da manhã ao jantar.

Foi uma das primeiras a apostar no conceito raw (cru, em inglês), com pratos crudívoros e veganos. Vale destacar que o ambiente é um a mais: a Casa Raw conta com um quintal arborizado, gostoso de dia e cheio de luzinhas à noite.

Vai lá:
Casa Raw
Rua Doutor Franco da Rocha, 515, Perdizes, São Paulo.
Terça a sexta, das 12h às 15h30 e das 19h às 23h
Sábados, das 12h às 16h
Domingos e feriados, das 12h às 16h30
Telefone: (11) 3969-1390

Vegan & Co

Como se fosse uma reunião de família no quintal de casa. É esse o clima no Vegan & Co, na região do Butantã, zona oeste da capital. Conhecido pela hospitalidade, sua simpática vila é ideal para ir com crianças, é pet friendly e sempre tem uma musiquinha rolando por ali.

Antes de ir, confira a programação do final de semana, quando a casa promove churrascadas e menus especiais - tudo a um valor justo e acessível.

Vai lá:
Vegan & Co
Rua Padre Justino, 653, Butantã, São Paulo
Terça, das 9h às 18h
Quarta a sábado, das 9h às 22h
Domingo, das 9h às 16h
Telefone: (11) 3721-4104

Pop Vegan Food

O restaurante, que acaba de completar dois anos, conta com variado buffet na semana. No entanto, a pedida mesmo são as pizzas, em 26 sabores, nas noites de quarta a domingo. No burburinho da região da Rua Augusta, sente-se em alguma das mesas na calçada para curtir o movimento. Vá de pizza mix de cogumelos, a mais pedida do menu, que leva molho de tomate fresco, Catupop, cogumelos shimeji e paris flambados no shoyu, cebolinha picada, gergelim torrado, pimenta biquinho, orégano e azeitona preta.

"Toda noite, ouvimos algum cliente falar: Puxa, eu não acreditava que uma pizza vegana pudesse ser tão boa assim", conta Guilherme Carvalho, sócio e responsável pela operação da pizzaria, que também trabalha com delivery e chega a vender mais de 50 pizzas por hora em horário de pico.

Vai lá:
Pop Vegan Food
Rua Fernando de Albuquerque, 144, Consolação, São Paulo.
Segunda à sexta, das 11h30 às 15h
Sábados e feriados, das 11h30 às 16h

Pizzaria
Terça à sexta e domingo, das 18h às 23h
Sábado, das 18h à 0h
Telefone: (11) 2157-4358

Vaca Ateliê Culinário

Também na região de Perdizes, o Vaca Ateliê Culinário abre todos os dias, para café da manhã e almoço. Na semana, o executivo com entrada, prato principal e suco natural sai por menos de R$30. Nas tardes de sexta-feira, conta ainda com um delicioso café da tarde, servido em buffet, a um preço fechado.
Entre as criações da chef Kamili Picoli há capuccinos, pães, shakes, coquetéis, massas, risotos, fondues e sobremesas - as carolinas veganas são de dar água na boca!

Vai lá:
Vaca Ateliê Culinário
Avenida Prof. Alfonso Bovero, 323, Sumaré, São Paulo.
Terça à quinta, das 10h às 17h
Sexta a domingo, das 10h às 19h
Telefone: (11) 97169-9156

Animalchef

Hambúrguer vegano é, sim, algo que se deve provar pelo menos uma vez na vida! E uma opção sem erro é a Animalchef. Preço justo, cardápio simples, e ingredientes artesanais são a receita do sucesso desta hamburgueria moderninha na Rua Augusta.
O da casa leva lentilha vermelha, arroz 7 grãos, cenoura, beterraba, farinha de mandioca e especiarias, e pode ser encontrado em outros endereços de São Paulo (veja aqui). Outras quatro opções completam o cardápio, além de acompanhamentos como a batata rústica chicana, com opção de cheddar de mandioquinha e bacon defumado de cenoura.

Vai lá:
Animalchef
Rua Augusta, 1036, Consolação, São Paulo.
Terça à sexta, das 12h às 15h e das 18h às 22h
Sábado e domingo, das 12h às 22h

Teva Vegetal

O Teva de Pinheiros é o primeiro endereço paulistano da casa que já faz sucesso no Rio. Aberto em abril deste ano, o ponto na Rua Cônego Eugênio Leite é uma adição de peso à oferta gastronômica da região, com ambiente descolado e menu vegano primoroso - não deixe de provar o tartare de tomates frescos com avocado e tapenade de azeitonas pretas.
À noite, escolha um lugar na varanda e explore a vasta carta de drinques, com versões veganas de clássicos da coquetelaria. O Expresso Martini leva vodka, licor de avelã e café orgânico premium no preparo.

Vai lá:
Teva Vegetal
Rua Cônego Eugênio Leite, 539, Pinheiros, São Paulo.
Segunda a sábado, das 12h às 0h
Domingo, das 12h às 22h
Telefone: (11) 3062-8257

PlantMade SP

Do famoso chef Matthew Kenney, o PlantMade é novidade no bairro do Higienópolis, na zona oeste. Com mais de 25 casas ao redor do mundo, ele escolheu a Praça Vilaboim para seu primeiro endereço no país.

Aberto do café da manhã ao jantar, o restaurante oferece opções como a lasanha raw e o Cacio e Pepe, duas das mais famosas criações do chef, além de bolos, lanches rápidos, doces e produtos sazonais. Também empório, é possível levar para casa alguns dos produtos artesanais, como manteigas, queijos, pães, doces e geleias.

Vai lá:
PlantMade SP
Praça Vilaboim, 111, Higienópolis, São Paulo.
Segunda a sábado, das 10h às 23h
Domingo, das 9h às 16h
Telefone: (11) 97377-5659

That Vegan Brand

A comedoria vegana That Vegan Brand conta com culinária afetiva em receitas tradicionais como nhoque, macarrão com almondegas, feijoada e lanches. Funciona de segunda a domingo, com pratos que variam na semana de acordo com o que há mais fresquinho na cozinha.

Também na região de Perdizes, vale encarar o sobe e desce da Rua Aimberê para os eventos especiais como bazares, atrações musicais e dias de conscientização sobre crueldade animal.

Vai lá:
That Vegan Brand
Rua Aimberê, 91, Perdizes, São Paulo.
Segunda, das 12h às 15h
Terça a sexta, das 12h às 24h
Sábado, das 12h à 1h
Domingo, das 12 às 22h
Telefone: (11) 2609-9097

Balada