Você lida bem com as críticas?

Responsa às questões do teste e descubra se você sabe ouvir uma crítica negativa e tirar proveito dela.
- 110
O relatório que você entregou ao chefe é devolvido com correções gramaticais. Quando ele questiona os erros, você:
Getty Images - 210
Você e um colega prepararam uma apresentação juntos. Mal o power-point começa a rodar, alguém pergunta se uma informação importante faz parte do conteúdo. Não faz. O que você sente?
Getty Images - 310
Qual das qualidades abaixo você considera seu maior trunfo no trabalho?
Getty Images - 410
Quando seu chefe fez sua última avaliação de performance e desenvolvimento, mencionou pontos em que queria que você tivesse melhor desempenho. Você:
Getty Images - Deixou a observação entrar por um ouvido e sair pelo outro.
- Esforçou-se para ouvir tudo atentamente, afinal, você sabe que ele tem uma opinião positiva a seu respeito.
- Sentiu-se um lixo. Nada pior do que receber um pacote de críticas de uma só vez.
- Justificou alguns pontos com argumentos: não estava bem na época, não foi culpa sua, o colega não ajudou, o chefe é exigente demais etc.
- 510
Numa festa da empresa, uma amiga alerta que você está passando da conta com os drinques. Sua resposta:
Getty Images - 610
Ao fazer um comentário meio venenoso sobre a secretária do setor você ouve uma reprimenda do colega da mesa ao lado. O que passa por sua cabeça?
Getty Images - 710
Você mostra algo relativo ao trabalho na tela do computador para seu chefe. Ele mal olha e diz, simplesmente, "não gostei". Você pensa:
Getty Images - 810
Após ouvir você conversando ao telefone com um cliente, seu chefe comenta que achava que o seu inglês era melhor. Sua justificativa:
Getty Images - 910
Você está atravessando um período de turbulência na vida pessoal e chega de cara amarrada no escritório. Um colega faz uma piadinha boba sobre sua aparência. Como você reage?
Getty Images - 1010
Você, sem querer, comete um erro e como é profissional decide assumi-lo antes de o problema vir à tona. Como aborda o chefe?
Getty Images
Rebelde profissional
Rebelde profissional
Por excesso de autoconfiança (o que pode ser um disfarce para a baixa autoestima) você lida com as situações de forma arrogante e, em muitos casos, até agressiva. Não gosta de ouvir críticas, pois se considera competente demais para merecê-las. Aliás, prefere falar a escutar. Se invertesse essas prioridades, provavelmente, teria muito a ganhar profissionalmente. Assumir os erros não é problema algum; pior mesmo é tentar fingir que não os comete.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Equilíbrio é o segredo
Equilíbrio é o segredo
Você tem maturidade suficiente para ouvir e filtrar as críticas e sabe o modo e o momento certo de argumentar quando acha que tem razão. Sabe separar os fatos das emoções, assume quando erra e se dispõe a corrigir o problema.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Perfeccionista
Perfeccionista
Sua mania de perfeição quase obsessiva só tem lhe trazido enorme sofrimento, além de ocultar seus talentos. Você se preocupa tanto com as possíveis consequências de suas atitudes que não relaxa nunca nem encontra energia para se concentrar nas atividades e na sua própria realização profissional. Lembre-se: bancar a vítima dificilmente conduz alguém ao topo.
Gostou do resultado? Compartilhe!
Você sempre foge da culpa
Você sempre foge da culpa
Você evita a todo custo manchar a sua reputação profissional e não quer perder o reconhecimento e o status conquistados. Provavelmente, não tem autoestima nem segurança suficientes para lidar com a frustração. Assim, sua tática é transferir a culpa e a responsabilidade por seus problemas para os outros, para o azar, para o destino... Exigir menos de si e tomar as rédeas da própria carreira podem trazer resultados surpreendentes e positivos.
Gostou do resultado? Compartilhe!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.