Moda masculina chega mais perto do palco central da semana de moda de NY

Nova York - As roupas masculinas estão ganhando mais espaço no lucrativo palco da moda, à medida que os lojistas exploram um mercado cada vez maior e as passarelas de Nova York refletem um interesse crescente dos homens norte-americanos pela alta moda.
Sempre atrás na vanguarda fashion nos EUA, a moda masculina tem se esforçado para chegar lá, dizem especialistas, com base nas coleções apresentadas na semana de moda de Nova York, que segue até quinta-feira.
Com o mercado da moda masculina de luxo crescendo em cerca de 14 por cento por ano - quase o dobro da moda de luxo feminina, de acordo com a empresa de consultoria Bain & Co. -, as apostas financeiras são altas.
"A alta moda masculina costumava ser uma piada, mas está se tornando uma influência genuína. Ela está começando a reproduzir a moda das mulheres", disse David Wolfe, diretor criativo da consultoria Doneger Group.
Tom Julian, especialista em tendências do varejo, observou um crescimento no mercado de roupa masculina para artigos como jeans, malhas e acessórios.
Julian citou grandes varejistas, como a Saks, e o novo conceito Rugby da Ralph Lauren. Com cerca de 12 lojas, a Rugby é especializada em um estilo mais moderno e preços menores tendo como alvo consumidores mais jovens do que a clientela tradicional da Ralph Lauren.
"Há um interesse maior em toques de alfaiataria para o sportwear", acrescentou ele. Com isso, a "moda casual foi para além do que era. Jaquetas e suéteres desestruturados permitem várias camadas e a individualização."
Os desfiles de Nova York mostraram isso. Como nas passarelas da moda feminina, nas quais muitos apresentaram coleções inspiradas nos filmes dos anos 1920, a moda masculina entrou na onda do popular seriado de TV britânico "Downton Abbey", que também se passa às vésperas dessa década, usando muito veludo e gorgorão.
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