Quem é a advogada que usa gravata para mandar recado à sociedade

A advogada Gabriela Manssur viralizou na rede social X (antigo twitter) ao aparecer usando gravata durante entrevista ao Fantástico, no domingo (17), sobre a acusação de violência doméstica contra o deputado federal Carlos Alberto da Cunha (PP-SP).

O fato que chamou a atenção de muita gente é uma marca registrada da advogada que atua exclusivamente em defesa dos direitos das mulheres.

Quem é Gabriela Manssur

Gabriela foi promotora de Justiça de 2003 até 2022 onde integrava o Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e é presidente do Instituto Justiça de Saia, que desde 2011 trabalha na implementação de projetos sociais e políticas públicas sobre Direitos das Mulheres.

Como promotora, ela atuou em casos de violência contra a mulher de repercussão nacional, como o da morte da estudante Liana Friedenbach e no caso de acusações de violência sexual cometidos por João de Deus.

Ela pediu exoneração da promotoria há dois anos ao se candidatar à deputada Federal nas eleições de 2022, porém não foi eleita.

O gosto por usar gravatas surgiu ainda na infância ao ver o pai, que era desembargador, sair de casa todos os dias para trabalhar usando a peça. Naquela época ela imaginava que apenas homens poderiam usar o acessório.

Quando eu era pequena, olhava meu pai se arrumando para ir trabalhar e achava lindo e poderoso o ver usando terno e gravata. Eu achava que apenas os homens poderiam usar e falava que queria casar com um homem que fosse como ele. Mas com o passar dos anos, fui crescendo e percebi que eu poderia ser como o meu pai.

Quando completou 15 anos, Gabriela então pediu de presente aos pais uma gravata e desde então passou a compor looks usando o acessório. A advogada conta que sempre foi apaixonada por moda e acha que a gravata, além de ser bonita, transmite uma imagem de mulher moderna e revolucionária.

Gabriela Manssur ganhou a primeira gravata aos 15 anos
Gabriela Manssur ganhou a primeira gravata aos 15 anos Imagem: Arquivo Pessoal
Continua após a publicidade

É uma forma de se expressar, de demonstrar que nós mulheres podemos usar o que gostamos e estar nas posições que queremos. Costumo dizer que eu uso gravata por três motivos: ato de coragem, moda revolucionária e por amor ao meu pai, que me mostrou esse universo

Quando você abre um site de concurso para advogados ou algo nessa área, a foto é sempre um homem com gravata. Mas por que não uma mulher? A mulher pode ocupar cargos no mercado de trabalho e precisamos buscar mais espaço

Gabriela sabe que ao usar a vestimenta atrai a atenção das pessoas e a usa tanto em situações especiais, como em entrevistas, como também no dia a dia. A diferença, segundo ela, é que na entrevista transmitida no fim de semana, ela usou a vestimenta com um colete ao invés de uma camisa, como já foi vista outras vezes.

Foi escolha de uma estilista e eu gostei muito da proposta. Me senti mais livre usando a gravata com um colete feminino. A mulher deve usar o que a faz se sentir bem

Deixe seu comentário

Só para assinantes