'Achei que ela estava quebrada': ela relata como é lidar com vaginismo

A influenciadora Elena Filipczyk sofreu até os 27 anos com dores na vagina sem saber a origem. A australiana conta que não conseguia ter relações sexuais com penetração ou até mesmo colocar um absorvente interno sem sentir o que descreve como "estar sendo rasgada por dentro".

Ela levou anos para contar a um ginecologista sobre o incômodo, mas logo recebeu um possível diagnóstico: vaginismo, uma disfunção no assoalho pélvico. Nessa condição, espasmos involuntários dos músculos fazem com que a penetração de objetos seja dolorosa e, em casos mais extremos, impossível.

Elena também tem uma outra condição rara que faz seu canal vaginal ser mais estreito, o que piora ainda mais a dor. Ela contou ao site australiano news.com.au que sentiu alívio com o diagnóstico, mas também raiva pela falta de informações nas aulas de educação sexual.

Eles nunca mencionaram que, para algumas pessoas, poderia ser impossível colocar um absorvente ou ter sexo com penetração. (Nunca mencionaram) um exame pélvico. Então por mais de uma década eu tive certeza de que a minha vagina estava 'quebrada'. Não contava sobre isso para ninguém."

A australiana postou sua história no Reddit, conhecido por relatos anônimos, e recebeu vários comentários negativos. Um deles disse, inclusive, que "ninguém iria querer ficar com ela".

Mas as críticas acabaram surtindo efeito contrário em Elena, que decidiu não se importar com a opinião de estranhos.

O que é isso?

O vaginismo é um distúrbio sexual que se caracteriza pela contração involuntária dos músculos próximos à vagina. Essa condição dificulta ou até impede a penetração pelo pênis durante a relação sexual, o que pode causar desconforto e frustração tanto para a mulher quanto para o parceiro.

A condição pode aparecer em qualquer momento da vida e estão relacionadas a diversos fatores, como infecções vaginais, trauma sexual, ansiedade, estresse, dentre outros. Alguns dos episódios que podem desencadear o vaginismo incluem candidíase, parto, menopausa ou a tentativa de fazer sexo pela primeira vez.

Continua após a publicidade

Como melhorar?

O mais indicado é procurar ajuda profissional para ajudar nesse processo e estudar formas de driblar os sintomas.

Exercícios de respiração ajudam a acalmar.

Olhar a própria vulva com um espelho a fim de conhecer mais sobre o próprio corpo.

Ler sobre sexualidade são pontos importantes.

*Com informações de matérias de 17/9/2019 e 16/01/2022

Deixe seu comentário

Só para assinantes