Isca de acne: azeite é opção para retirar maquiagem, mas exige cuidados

O azeite é visto como uma alternativa natural para retirar a maquiagem. Mas, por mais que tutoriais na internet indiquem o uso do óleo, ele pode ser perigoso — especialmente para peles acneicas.

A médica Elisete Crocco, coordenadora de cosmiatria da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), explicou a Universa que os produtos usados no rosto devem passar por testes e estudos "de estabilidade e segurança" para garantir que são viáveis para uso na pele do rosto.

"Nosso posicionamento é que o demaquilante precisa ser um produto específico, não recomendamos o uso do azeite. A grande questão é que ele faz uma oclusão, como óleo que é, o que aumenta a chance de erupção ou acne", acrescenta.

A oclusão é a obstrução temporária dos poros, causada por produtos inadequados. A médica destaca que outros problemas de pele podem surgir, dependendo da reatividade de cada pessoa.

A recomendação, segundo a SBD, segue sendo o uso de água micelar ou demaquilante.

Óleos indicados para pele oleosa

Apesar de demandar cuidados, o uso de óleos vegetais pode ser interessante mesmo para peles oleosas. Na hora de escolher o melhor, é uma boa ideia priorizar itens como textura leve e de rápida absorção.

Entre os mais indicados para este tipo de pele está o óleo de semente de uva, por exemplo, que alia funções hidratantes e também funciona como adstringente.

Outros óleos vegetais como de jojoba, rícino e rosa-mosqueta apresentam vitaminas A, C e E em suas respectivas composições. Além de controlar o acúmulo natural de sebo, têm efeitos anti-inflamatórios que previnem ainda o surgimento de acne.

Continua após a publicidade

Mas, atenção: mesmo os mais indicados devem ser utilizados com moderação — e isso vale para todos os tipos de pele.

Geralmente, duas a três gotas já são suficientes para todo o rosto.

*Com informações adicionais de reportagem publicada em 7 de outubro de 2021.

Deixe seu comentário

Só para assinantes