Topo

Desculpa Alguma Coisa

Tati Bernardi faz entrevistas malucas e inesperadas com pessoas que você adora


Zeca Camargo fala de entrevistas malucas: 'Cantor me deu chave de braço'

Colaboração para Universa, em São Paulo

15/07/2023 04h10

Em participação no "Desculpa Alguma Coisa", videocast de Universa com Tati Bernardi, o jornalista e apresentador Zeca Camargo relembrou entrevistas marcantes em sua carreira como repórter de entretenimento.

Um dos momentos dos quais recordou foi quando levou um golpe de krav magá, técnica de defesa pessoal israelense, da atriz Betty Faria.

Zeca Camargo: "Não estava preparado. Estava entrevistando ela no Carnaval, acho que era uma cobertura. Ela falou: 'Fiz krav magá'. Eu falei: 'Você?'. É improvável, mas obviamente qualquer pessoa de qualquer idade e gênero pode fazer. Ela falou: 'Quer ver?'. E pá, me atacou", disse, aos risos.

Ele continuou, contando outra entrevista que o marcou.

"Foi o segundo golpe mais duro que recebi numa entrevista. O primeiro foi uma chave de braço do Mike Patton, vocalista da banda Faith no More. Entrevistei ele aqui em São Paulo, ele é louco da cabeça até hoje. No meio da conversa fiz uma pergunta sobre sexo, ele tirou um distintivo da polícia, virou para mim e disse que eu estava preso. E aí ele me deu uma chave de braço. Eu era muito moleque e não entendi o que estava acontecendo."

Na lista das memórias, ele também citou uma entrevista com a cantora Madonna. "Não podia falar de gravidez, mas ela estava grávida e o filme que ela estava fazendo era sobre gravidez", completa.

Zeca falou também sobre o envolvimento na biografia de Elza Soares. "Comecei a trabalhar com ela quando ela tinha 88, 89 anos. A memória dela era falha, algumas histórias sedimentam na cabeça. Eu falava que ia corrigir, mas aí, com muita delicadeza, sensibilidade, não fiz, decidi deixar a historia dela. É ela, com as falhas que ela conta. Não tem problema se você deixar claro que é baseado no que ela disse."

Chão de rosas por amor

Zeca Camargo: "Sou capaz de chamar um taxi às dez para meia noite em Paris para mostrar a Torre Eiffel cintilando para alguém. Sou capaz de forrar um chão com 17 dúzias de rosa pra esperar alguém chegar. Já fiz essas coisas. Sei lá o que ainda vou fazer".

O apresentador disse não se considerar ciumento. "É uma coisa horrorosa, sempre". Ele se lembrou de quando Renato Russo conversou com ele sobre o assunto em uma entrevista, quando Zeca era mais novo. "Ciúme é uma coisa horrorosa, sempre. Não faz sentido você ter alguém e ser inseguro, é o pior sinal de que está dando errado. Não posso conviver com alguém e me sentir assim. Esse garoto que entrevistou o Renato Russo e ouviu isso ficou chocado."

Zeca Camargo falou ainda sobre música, uma de suas paixões, e elegeu canções para momentos específicos. "Música para uma grande decepção é 'Say Hello, Wave Goodbye', do Soft Cell. Se me encontrar, dá oi e tchau, porque vai ser horrível. Já tive histórias assim, onde preferi não encontrar alguém que eu amei muito porque a possibilidade de desastre é enorme", contou.

O apresentador destaca ainda uma música para celebrar o começo de uma paixão. "'Shakespeare's Sister', do The Smiths. Ele fala que está indo ver quem ele gosta e que ninguém deve passar na frente. Me lembro de, nessa época, encontrar alguém que eu estava muito apaixonado e cantar isso altíssimo no meio da rua."

Spoiler de novo programa

Zeca contou como começou no jornalismo de entretenimento e deu um spoiler sobre seu futuro programa na Band. Anunciada recentemente, a atração terá como apresentadores Zeca e Glenda Kozlowski.

Zeca Camargo: "A gente [ele e a Band] está conversando, não tem formato, a gente tem uma ideia. É algo ligado ao entretenimento, variedade, que é meu forte. adoro ser repórter de entretenimento. Muita gente ainda tem vergonha de falar".

"Quando comecei na MTV, dizia que apresentava UM programa de jornalismo musical. O jornalismo de entretenimento não existia como tal. Mas é uma coisa que virou fortíssima, é uma categoria, tem gente QUE quer fazer isso. Eu fui parar ali meio sem querer. A primeira coisa que escrevi foi uma crítica de dança, e aí fui pra MTV", relembra.

Ele falou também dos seus tempos de repórter e apresentador do "Fantástico". Zeca ficou de 1996 até 2013 no programa dominical. "Mesmo lá, meu foco era o entretenimento, é o que eu gosto de fazer."

Zeca disse gostar de ser visto como uma referência na área da cultura. "Me dá muito prazer ser esse cara que as pessoas procuram como referência. O que estou ouvindo, vendo. Isso me dá muito prazer, eu procurei isso como moleque".

"Tenho uma interatividade muito grande, uma resposta muito grande nas redes, isso é ouro, esse engajamento é muito precioso. Esse pessoal que me segue é aquele Zeca adolescente dos anos 1980", completou.

Para onde Zeca ainda não foi?

O apresentador quantos países já conheceu e revelou qual famoso ponto turístico famoso do Brasil ainda não visitou.

Zeca Camargo: "Conheço 117 países. Falta muito, uns 80, 79. Quero conhecer todos, sabendo que terei dificuldades por causa de alguns lugares".

O apresentador destacou também locais que em que ainda não pisou. "Não fui para alguns lugares óbvios que alguém que conhece 117 países deveria conhecer, como Rússia, Cuba. Mesmo no Brasil. Em 2021, conheci o estado que faltava, Piaui. Mas nunca fui para Fernando de Noronha. Fui a Foz do Iguaçu, mas nunca às Cataratas".

Zeca comentou sobre perrengues em viagens.

O apresentador disse ainda o que gosta de comprar em suas viagens. "Sou o louco do souvenir, pego um monte. Compro tudo muito pequeno. Roupa também", contou. Ele diz que sua casa é "cheia de referências" das suas viagens. "De todo lugar que eu vou, tem uma coisa."

Zeca diz que, desde criança, foi estimulado a viajar pela sua família. "Brinco que eu e meus irmãos fomos empurrados para fora de casa. Tudo na minha casa o prêmio era viagem, meus irmãos amam viajar também."

'Medida Certa' e perda de peso

Na conversa, ele comentou a respeito da curiosidade das pessoas em torno de seu peso.

Zeca Camargo: "É muito em função da série que fiz no 'Fantástico', o 'Medida Certa'. Era muito forte, isso virou uma coisa muito legal", conta.

O quadro foi exibido em 2011 e, durante três meses, Zeca e Renata Ceribelli passaram a adotar uma rotina de exercícios e alimentação balanceada para melhorar a saúde. O projeto era coordenado pelo preparador físico Marcio Atalla. Ao final, Zeca perdeu 12,29kg de gordura e ganhou 4,9 kg de massa muscular.

"Sempre cuidei do meu corpo, tenho uma consciência corporal desde moleque, eu dançava. Só que ninguém me preparou pra o fato de que o metabolismo muda com o tempo, que o corpo não vai ter a mesma funcionalidade sempre. Essa é a crueldade de envelhecer".

Por causa do Medida Certa, hoje eu como melhor. Guardei varias coisas, me exercito todo dia. Mas, talvez, para ter um corpo no ideal estético que as pessoas dizem que eu deveria ter, deveria trabalhar muito mais. Sabendo que estou saudável, bem, com mobilidade, elasticidade, consigo administrar. Esse é o corpo que tenho. Posso melhorar um pouquinho, mas é isso. Zeca Camargo

O apresentador respondeu se fez algum procedimento estético no rosto. "Nenhum. É genético. O que me pegou de surpresa e me fez ser uma pessoa acima do peso foi estar desavisado desse metabolismo".

Zeca ainda comentou sobre o tempo que trabalhou na TV Globo. "Tenho zero mágoa. Voltaria a trabalhar lá, não tem a possibilidade, mas sim. Não saí brigado com ninguém, tenho ideias para colaborar, não tem tempo ruim. Foi um período grande, tenho vários amigos, pessoas de produção, que estão comigo até hoje."

9 e 1/2 perguntas de amor

Assista à íntegra da entrevista:

O programa "Desculpa Alguma Coisa" vai ao ar às quartas, às 20h, no Canal UOL, no YouTube de Universa e em plataformas de áudio.