Topo

Xuxa: 'Marlene queria que eu morresse cedo'. Como reconhecer mulher abusiva

De Universa, em São Paulo

14/07/2023 11h00

O "Sem Filtro" de hoje (14) falou sobre relações tóxicas e abusos emocionais que podem aparecer nas relações entre mulheres. Em amizades, no trabalho, com a mãe. Em "Xuxa: o Documentário", recém-lançado pela Globoplay, e em entrevistas para comemorar seus 60 anos, a apresentadora tem revelado detalhes sobre a relação nociva com sua ex-empresária, Marlene Mattos.

"Ela queria que eu morresse cedo para que me tornasse um ídolo", conta Xuxa na produção, dizendo apenas uma das falas que a chocou durante os 19 anos de relação de trabalho que manteve com a produtora. Em outro comentário, diz que era mantida "em cárcere" por Marlene, que a trancava em quartos de hotel. Xuxa ainda diz que fez algumas coisas por ingenuidade, e que mesmo que a atitude de Marlene tivesse mudado, não conviveria com ela hoje.

No documentário, Marlene diz que não se arrepende de nada do que fez e que agia assim para proteger Xuxa.

Duvidar da própria capacidade e se diminuir em uma situação dolorosas são sinais de que ela viveu realmente uma relação tóxica, de acordo com a psicóloga e especialista em terapia cognitivo comportamental, Ana Streit.

"São sinais de relação tóxica a crítica excessiva vinda da outra pessoa, apontando defeitos de forma excessiva, vendo que você precisa fazer algo pelo outro sem reciprocidade, a falta de empatia, compreensão e cuidado perante a forma que você se sente", diz Ana.

"A pessoa não percebe que está triste porque o outro está exigindo absurdos dela. Que está se sentindo insuficiente porque outro pede algo que é desrespeitoso. Sintomas de ansiedade podem aumentar, deixando você com medo e receosa", diz a especialista.

Segundo Ana, para se livrar desse ciclo, às vezes, é necessário um afastamento físico. Em outros, apenas o emocional, quando você pára de dividir muito de sua vida com a pessoa, já ajuda. "Se percebemos que a relação é tóxica, temos que sair o quanto antes", explica.

Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":

Saul Klein é condenado a R$ 30 milhões por escravidão sexual de mulheres

O empresário Saul Klein foi condenado pela Justiça do Trabalho a pagar R$ 30 milhões por tráfico de garotas para escravidão sexual. Semayat Oliveira, jornalista e consultora do podcast "Mano a Mano", acredita que a sociedade brasileira como um todo já se posiciona para que casos como esse não fiquem mais impunes.

Astrid Fontenelle fala de menopausa: 'Tive poucos fogachos'

A apresentadora Astrid Fontenelle contou que começou a sentir os sintomas da menopausa aos 44 anos, mas decidiu não sofrer e procurou ajuda. "A idade ideal para começarmos a pensar na menopausa é aos 35 anos. É importante ter acompanhamento médico nessa idade, praticar atividade física e ter uma boa alimentação", diz Cris Guterres.

Brasileiros tendem a começar relacionamento no inverno

O aplicativo de relacionamentos Inner Circle revelou que 70% dos brasileiros acham que as pessoas são mais propensas a começar um relacionamento no inverno porque se sentem mais solitárias nos meses mais frios, e 42% admitiram sentir mais vontade de ter um relacionamento no inverno.

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: