Topo

OPINIÃO

Semayat: 'Mulheres tiveram bons ganhos com relações modernas'

Colaboração para Universa, em Florianópolis

05/05/2023 18h05

O Sem Filtro de hoje (5) trouxe para o debate o termo "zombie", que é um novo termo dos relacionamentos modernos que é utilizado quando a pessoa some e reaparece meses depois como se nada tivesse acontecido.

Outros termos como o "ghosting" também passaram a fazer parte do vocabulário dos relacionamentos modernos e, durante o programa, a jornalista Semayat Oliveira destacou a evolução dos relacionamentos hoje em dia e, principalmente, os aprendizados que eles trazem.

Acho que a gente [mulheres] está aprendendo a se impor mais, identificar relações que não são legais e se colocar. Temos bons ganhos nas relações modernas e acho que estamos começando a nomear as coisas. Semayat Oliveira

Ela também afirmou que o "ghosting", em algumas situações, pode ser usado como um mecanismo de proteção, mas pontuou que às vezes acaba sendo apenas irresponsabilidade afetiva e que até mesmo mulheres podem fazer uso da prática. "A gente tem muito mais histórias de homens agindo sem responsabilidade afetiva, mas isso também pode acontecer com mulheres".

Também durante o programa, Cris Fibe reforçou o "ghosting" como um possível mecanismo de defesa.

O ghosting, por exemplo, não dá para comparar a pessoa que simplesmente te trata com aquela chamada irresponsabilidade afetiva, descaso e para de falar do nada, com a pessoa que faz isso quando tem algum alerta e o cara começa a dar vários sinais de que pode ficar violento ou está tentando controlar o seu corpo. Cris Fibe

Caso Eloá completa 15 anos: Quem tem que pedir desculpa por essa história?

Caso Eloá: 'Me questiono se teria acontecido igual se o bairro fosse mais elitizado', diz Semayat

Caso Eloá: Ana Hickmann reconhece erro e se desculpa por pedir para Lindemberg acenar pela janela

PL das Fake News: Como projeto pode ajudar a proteger mulheres e crianças

Dá para ser amiga de ex? Manter amizade mostra maturidade?

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: