Topo

Inchaço, dor: como é processo pra retirar preenchimento que influencer fez

Carol Narizinho ficou com os lábios inchados após reverter o preenchimento - Reprodução/Instagram
Carol Narizinho ficou com os lábios inchados após reverter o preenchimento Imagem: Reprodução/Instagram

Hysa Conrado

De Universa, em São Paulo

13/10/2022 14h56Atualizada em 15/10/2022 22h09

A influenciadora Carol Narizinho decidiu reverter um preenchimento labial e, como consequência do procedimento, ficou com os lábios inchados por algumas horas. Em suas redes sociais, Carol disse que estava "chocada" com a aparência. "Gente, estou chocada com o tamanho em que está a minha boca! Já passou duas horas e o negócio ainda está inchado".

O aspecto, apesar de assustar à primeira vista, faz parte do processo de retirada do ácido hialurônico, substância usada para dar o efeito estético desejado nos lábios, segundo a dermatologista Natasha Crepaldi, especialista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

O que causa o inchaço, segundo Natasha, é a enzima chamada hialuronidase, usada para dissolver o ácido hialurônico aplicado nos lábios que, depois disso, passa a ser eliminado naturalmente pelo organismo.

"Essa enzima tem partículas semelhantes ao veneno da abelha e costuma ser bem inflamatória. Então, quando ele é aplicada tem um inchaço grande na região, porque ocorre essa reação química com ácido hialurônico", explica a dermatologista.

Para reduzir o inchaço, que pode durar até sete dias, a paciente pode ser medicada com corticoide e anti-inflamatório. Ao fim do processo, a boca volta ao formato natural de antes do preenchimento. Sintomas como dor, calor e vermelhidão também são comuns durante a recuperação, de acordo com a especialista.

O que pode dar errado

Por causa da semelhança entre a hialuronidase e o veneno de abelhas, pessoas que são alérgicas a esses animais não podem realizar o procedimento de retirada do ácido hialurônico, segundo a dermatologista. Os riscos podem variar desde uma reação urticária até complicações que podem causar a morte da paciente.

"Em casos mais graves, a pessoa pode ter um edema de glote, um tipo de inchaço tão severo na garganta que pode tampar a passagem do ar pelas vias respiratórias", afirma Natasha, que destaca a importância de que a clínica onde o procedimento será realizado tenha estrutura para atender casos de urgência e emergência.

Voltar ao natural é tendência

Depois da onda de procedimentos estéticos como harmonização facial e preenchimento labial, a dermatologista considera que existe um movimento no qual as pessoas estão "desistindo de criar caricaturas e voltando ao natural".

"Às vezes a pessoa chega com uma ideia e quando é colocado no rosto, vê que não combina, então há uma tendência à naturalização da face, evitando esses excessos, com traços e formatos que não tirem a identidade da pessoa", afirma Natasha.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A influenciadora Carol Narizinho ficou com os lábios inchados durantes algumas horas, e não dias, como publicado anteriormente por Universa.