Topo

Cut crease: Fabi Gomes ensina todos os passos para deixar o côncavo marcado

Ana Bardella

Colaboração para Universa, em São Paulo

04/09/2022 04h00

A base da técnica é uma só, mas as possibilidades de usá-la são infinitas. No sexto episódio do "E Aí, Beleza?", a maquiadora e colunista de Universa Fabi Gomes ensina a fazer o básico do "cut crease", maquiagem para os olhos que deixa a região do côncavo bem marcada. O visual foi inspirado na convidada da semana, a modelo Ellen Milgrau.

Antes de começar os processos, Fabi mostra no espelho o ponto exato do côncavo. "Estamos falando dessa profundidade, dessa entrância que tem no olho, que fica entre a pálpebra móvel e a margem da sobrancelha", adianta. Conseguiu achar o seu? Então siga para o próximo passo.

Inicie tirando a oleosidade da região de cima dos olhos com um pincel bem fofo e um pó compacto da mesma cor da sua pele. Passe uma camada fina do produto. "Não estamos buscando cor e nem opacidade, só tirar a possível oleosidade", relembra Fabi.

Agora é hora de fazer o traço. Para isso, será necessário usar um lápis de olho macio, de uma cor que contraste com a sua pele —os lápis pretos ou marrons escuros costumam ser os mais usados. Comece a marcação pelo canto interno do olho e vá trazendo para o externo, acompanhando a curvatura do côncavo. A dica é evitar os produtos à prova d'água ou de longa duração para corrigir os possíveis erros mais facilmente.

Fabi Gomes ensina por onde começar a marcar o côncavo na técnica cut crease - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Fabi Gomes ensina por onde começar a marcar o côncavo na técnica cut crease
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Pare alguns segundos, olhe no espelho e corrija as imperfeições: se achar que um dos lados precisa ficar mais grosso, aplique mais o lápis. Depois, use um pincel chanfrado para percorrer o traço, dando uma esfumada leve nele. Com auxílio de um cotonete fino embebido em demaquilante, corrija o traço até que fique do formato que mais te agrada.

Fabi Gomes esfuma o traço feito pelo lápis com um pincel chanfrado - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Fabi Gomes esfuma o traço feito pelo lápis com um pincel chanfrado
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Procure deixar o traço com uma curvatura suave, como o formato de uma banana, bem alongado. Evite fechar demais o ângulo —isso pode deixá-lo com um aspecto de "gancho", muito fechado.

Uma das etapas é feita com sombra preta, que deve ser aplicada por cima do traço - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Uma das etapas é feita com sombra preta, que deve ser aplicada por cima do traço
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Ainda usando o pincel chanfrado, aplique uma camada de sombra preta por cima do traço, apenas para reforçar. Agora, usando o mesmo lápis do início, faça também um traço na parte de baixo do olho, junto à raiz dos cílios inferiores, respeitando a pálpebra. Esfume com o pincel chanfrado. Deixe as pontas dos traços soltas, abertas.

Use novamente o cotonete embebido em demaquilante para retirar o excesso do pó que foi passado nos olhos anteriormente, focando na região abaixo da linha. Aplique uma camada generosa de máscara nos cílios de cima e de baixo. Por fim, use um hidratante labial ou gloss para preencher a pálpebra e gerar um efeito de "brilho molhado".

A máscara de cílios deve ser aplicada antes do gloss ou do hidratante labial - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
A máscara de cílios deve ser aplicada antes do gloss ou do hidratante labial
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Ao repetir o processo do outro lado, preste atenção à curvatura, à espessura e intensidade do traço, para que fiquem simétricos. Se preferir complementar a maquiagem, é possível ainda incluir vários elementos, como sombra dourada nas pálpebras, iluminador nas margens das sobrancelhas, delineador no canto e complementar com cílios postiços.

E aí, curtiu? Não se esqueça de fazer em casa e marcar a @fabi.gomes.

Veja mais momentos do programa:

Batom vermelho nunca falta: o que tem no nécessaire de Ellen Milgrau?

A modelo explica que não gosta de usar bolsas grandes, por isso precisa comprar os produtos com as menores embalagens, para caberem na sua nécessaire vermelha. "Mas aqui tem tudo o que eu preciso, consigo me virar perfeitamente", garante. Seus itens essenciais são: corretivo, para camuflar olheiras e espinhas, e uma água de beleza, para revitalizar e dar "um glow" na pele. Ela também carrega pó translúcido, lip tint, pincéis pequenos, máscara de cílios e balm.

Outro item que não pode faltar é o batom vermelho. "É para caso você queira dar uma ousada. Tipo: vou sair para tomar um drink e não tenho nada", conta. O que ela não usa no dia a dia? Base. "Faço uma skincare dedicada, gosto de deixar a pele respirar", diz.

"Meu pai me ensinou a não levar desaforo para casa"

Ellen diz que seu lado "debochada" veio através da sua criação. "Uma vez, em um desfile, tive que usar sapatos número 35, sendo que eu calço 38. Liguei para casa chorando e meu pai foi logo dizendo para eu não levar desaforo para casa. Aprendi com ele esse jeito meio revoltada de ser, mas isso já me prejudicou muito", conta. Parte disso porque os clientes não gostam que as modelos se posicionem, falem. "Mas eu sempre falei muito. Sou de tirar satisfação mesmo", garante.

"A profissão de modelo destruiu a minha mente"

Se o assunto é autoestima, Ellen também é sincera. "Ser modelo destruiu minha mente. Você nunca está perfeita para as pessoas, para os agentes. Ou não está com a pele boa, ou seu cabelo não está com um corte legal. Ou está magra demais ou acima da medida. Nunca tá bem. Desde pequena, já está sendo analisada. Isso mexe muito com a nossa cabeça. Não existe, que eu conheça, uma modelo que não seja complexada com o próprio corpo", reflete.

"Pelo que vejo das tendências, o padrão de beleza está voltando com tudo"

A modelo considera o universo da moda pouco inclusivo. "Quando a galera vê lá fora uma Rihanna que faz um desfile com vários tipos de corpos, começa a querer quebrar esse padrão de extrema magreza e etc. Mas, pelo que eu vejo das tendências, está voltando tudo de novo. As Kardashians, por exemplo, são todas magérrimas e acabam influenciando todo mundo. Ao mesmo tempo que você dá alguns passos para frente, você retrocede", opina.

"Recebo mensagens de gente pedindo ajuda"

Ao saber de um amigo que estava com a casa bagunçada e suja há meses em função do desânimo provocado pela depressão, Ellen se propôs a ajudá-lo, limpando e organizando o espaço. O vídeo da arrumação viralizou no TikTok e, desde então, a modelo ajuda pessoas que estão passando por algo do tipo.

A repercussão do vídeo transformou a ideia em um projeto de longo prazo, que é sempre compartilhado através da rede social, na qual Ellen tem mais de 1,8 milhões de seguidores. "Depois que postei, começaram a chegar pedidos de outras pessoas pedindo ajuda. Eu falei: 'Vou engatar nessa'. É uma coisa que gosto de fazer, me sinto útil. Pode parecer clichê, mas é muito gostoso quando você vê a diferença do antes, quando chegamos na casa, e do depois, quando entregamos a casa. O semblante e a energia da pessoa mudam", avalia.

A sexta temporada do "E Aí, Beleza?" vai ao ar toda quarta-feira, às 17h.

Onde assistir: no canal UOL Play, ao vivo na home UOL e Universa no YouTube V

Veja a íntegra do programa: